As contribuições do ensino agrícola para a consolidação da agricultura racional

Autores

  • Dayane da Silva Santos Altoé dayanessantos@gmail.com
  • Paulo Marcelo de Souza pmsouza@uenf.br
  • Silvia Alicia Martínez silvia-martinez@hotmail.com

Resumo

The contributions of agricultural education to the consolidation of rational agriculture

Resumo

Os estudos sobre as transformações ocorridas no ensino profissional agrícola encontram-se, geralmente, baseados na apreciação das circunstâncias econômicas e políticas, todavia acredita-se que ideologia do desenvolvimento é de suma importância para a compreensão de tais mudanças.  Dada esta constatação, a proposta principal deste trabalho é entender como a ideia de desenvolvimento, além das circunstâncias políticas e econômicas contribuíram, no início do século XX, para a construção das características do ensino profissional agrícola. Que interesses permearam a construção dessa formação? Para responder a este questionamento e alcançar o objetivo traçado utilizar-se-á uma das estratégias típicas dos estudos históricos, a análise de fontes escritas a partir das quais olhando do momento presente indaga-se acerca do passado e daquilo que se tem como legado.

Palavras- Chave: Ensino Profissional Agrícola; Desenvolvimento; República

 

Abstract

Studies on transformations in agricultural vocational education are generally based on the appreciation of economic and political circumstances, but it is believed that development ideology is of paramount importance in understanding such changes. Given this finding, the main proposal of this work is to understand how the idea of development, in addition to the political and economic circumstances contributed, in the early twentieth century, to the construction of the characteristics of agricultural vocational education. What interests permeated the construction of this training? In order to respond to this question and to reach the objective outlined, one will use one of the typical strategies of historical studies, the analysis of written sources from which, looking from the present moment, one inquires about the past and what one has as a legacy.

Key words: Agricultural Professional Teaching; Development; Republic   

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane da Silva Santos Altoé

Possui graduação em História pelo Centro Universitário Fluminense- (UNIFLU- FAFIC) (2007). Mestre em Políticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro- UENF (2012). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro- UENF. Atua como professora da Educação Básica na Rede Estadual do Rio de Janeiro

E-mail: dayanessantos@gmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3380-4964

 

Paulo Marcelo de Souza

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa e Professor Associado I do Programa de pós- graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense- Darcy Ribeiro.

E-mail: pmsouza@uenf.br   ORCID: https://orcid.org/ 0000-0002-5788-915X

Silvia Alicia Martínez

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professora Associada I do Programa de pós-graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense- Darcy Ribeiro.

E-mail: silvia-martinez@hotmail.com  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9612-6924

Downloads

Publicado

08/06/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 105
  • PDF downloads: 87

Como Citar

ALTOÉ, D. da S. S.; DE SOUZA, P. M.; MARTÍNEZ, S. A. As contribuições do ensino agrícola para a consolidação da agricultura racional. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 536–551, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2525. Acesso em: 21 nov. 2024.