Violência escolar: produções de sentidos midiatizados

Autores

  • Jean Mac Cole Tavares Santos maccolle@hotmail.com
  • Erivelton Nunes de Almeida eriveltonalmeida@yahoo.com.br

Resumo

School violence: mediated senses productions

Resumo

Este artigo discute, a partir de pesquisas realizadas na cidade de Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte, a influência da mídia na construção do significado do termo violência escolar. Buscamos entender como as matérias publicadas em blogs e jornais contribuem para a construção do significante ‘violência escolar’. Partimos do princípio que o preenchimento do conceito é feito de forma provisória, discursiva e interessada, envolvendo diversas demandas de combate a violência que circula na sociedade e são ampliadas/divulgadas pela imprensa. Compreendemos, assim, a impossibilidade de fixação de sentidos únicos de violência escolar. Consideramos ainda, que qualquer atitude nesse sentido será contingencial, contextual e temporária. Desse modo, a sociedade e a própria escola constroem seus conceitos em um processo complexo de significação em diálogo com o contexto, surgindo várias possibilidades de compreensão do fenômeno, sendo a mídia um dos elementos orientadores da construção dos sentidos de violência escolar.

Palavras-chave: violência; escola; significados; mídia

 

Abstract: This article discusses, from research conducted in the city of Mossoró, in the state of Rio Grande do Norte, the influence of the media in constructing the meaning of the term school violence. We seek to understand how the articles published in blogs and newspapers contribute to the construction of significant school violence. As a construction we understand the meaning of the term 'school violence'. We assume that this filling is done in a provisional, discursive and interested way. We also consider that any attitude in this sense will be contingent and temporary. We understand that society and the school itself construct their concepts in a complex process of meaning in dialogue with the context, arising several possibilities of understanding the phenomenon of school violence, being the media one of the guiding elements of construction of the meanings of school violence.

Keywords: violence in school; meanings; media

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos

Doutor em Educação – UFPB. Pós doutor em Educação e currículo – UERJ. Professor Adjunto IV – UERN Orcid.org/0000-0001-7800-8350. E-mail: maccolle@hotmail.com

Erivelton Nunes de Almeida

Mestre em Ensino. Professor - UNIRB.

Orcid.org/0000-0002-4143-3203. E-mail: eriveltonalmeida@yahoo.com.br

 

Downloads

Publicado

08/06/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 116
  • PDF downloads: 99

Como Citar

SANTOS, J. M. C. T.; ALMEIDA, E. N. de. Violência escolar: produções de sentidos midiatizados. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 520–535, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2524. Acesso em: 5 maio. 2024.