Protagonismo docente na educação étnico-racial

Autores

  • Luíza Vieira Maciel luiza.luidy@gmail.com
  • Claricia Otto clariciaotto@gmail.com

Resumo

Teaching protagonist in ethnical-racial education

Resumo

As reflexões aqui apresentadas resultam de uma pesquisa que buscou identificar as representações de 71 estudantes da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, em Florianópolis (SC), sobre a história do continente africano e como operam o conhecimento histórico quando desenvolvem narrativas sobre esse tema. De modo específico, neste artigo, o objetivo é evidenciar o protagonismo de duas professoras, Altair Alves Lúcio Felipe e Nildes Macêdo Lage. Esse protagonismo foi decisivo na constituição do conjunto de representações que os alunos da Escola têm sobre a África. Operamos com o conceito de narrativa histórica na realização de entrevistas com as referidas professoras; na aplicação de uma atividade a três turmas do Ensino Fundamental; e, na realização de três encontros com dois grupos focais, tendo dez alunos voluntários das turmas mencionadas em cada um dos grupos. Muito embora as percepções dos alunos tenham sido elaboradas a partir da interação com espaços privilegiados de acesso a informações, entre os quais indicam filmes e televisão, o maior destaque foi dado à escola, por ser o espaço em que mais aprendem sobre o assunto em questão. Atrelado a isso está o trabalho das professoras Altair e Nildes, juntamente com outros docentes, protagonistas na produção de uma cultura escolar orientada para a diversidade étnico-racial.

Palavras-chave: Educação para as relações étnico-raciais. Protagonismo docente. Cultura escolar.

Abstract:

The reflections that we present are some research results that identified the representations of 71 students of the Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos (Dilma Lúcia dos Santos Elementary School) of Florianópolis Municipality, Santa Catarina State. The reflections talks about the African continent history and how students approach historical knowledge when developing narratives about this theme. Specifically, in this article, the objective is to highlight the protagonism of two teachers, Altair Alves Lúcio Felipe and Nildes Macêdo Lage. The teachers’ protagonism was decisive in the representations’ set constitution that the students have about Africa. We worked with the concept of historical narrative in the teachers interviews, in an activity to three classes of Elementary School and in three meetings with two different groups, with ten students each one. although the students' perceptions has been elaborated from the interaction with privileged areas of information access, including movies and television, the main highlight was given to the school, since it is the place where they learn most about the subject. The teachers Altair e Nildes work and other teachers work is linked to this. All these teachers are protagonists in the oriented school culture production to wards ethnical-racial diversity.

Keywords: Education for ethnical-racial relations. Teaching protagonist. School culture.


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Biografia do Autor

Luíza Vieira Maciel

Mestre em Educação e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: luiza.luidy@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8184-2995

Claricia Otto

Doutora em História, professora do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

E-mail: clariciaotto@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8682-8332 

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Publicado

08/06/2019
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Como Citar

MACIEL, L. V.; OTTO, C. Protagonismo docente na educação étnico-racial. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 461–477, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2521. Acesso em: 21 dez. 2024.