Supressão do conceito de gênero em documentos de educação no Brasil: debates e contexto

Autores

  • Raquel Costa Antas rca_0912@yahoo.com.br
  • Adlene Silva Arantes adlene.arantes@hotmail.com

Resumo

Gender concept abolishment on documents on education in Brazil: discussions and context

ResumoEste artigo discute a importância de incluir a perspectiva de gênero nas escolas, chamando a atenção para o problema atual de supressão dos conceitos "identidade de gênero" e "orientação sexual" em documentos de educação importantes no Brasil, e discute, também, o uso constante e errôneo da expressão "ideologia do gênero". O artigo propõe entender este cenário através de uma breve contextualização, considerando como um dos fatores de retirada de tais conceitos de documentos educacionais o crescimento de movimentos conservadores que vêm ganhando representatividade na esfera pública, inclusive no Congresso Nacional. Assim, esses movimentos interferem, entre outras coisas, na construção de políticas públicas educacionais no Brasil, tendo como destaque questões relacionadas à perspectiva de gênero nas escolas.

Palavras-chave: Gênero. Educação. Políticas públicas.

 

Abstract:

This paper discusses the importance of including the gender perspective in school, drawing attention to the current problematic situation of suppressing concepts such as “gender identity” and “sexual orientation” of key documents on education in Brazil, this paper also emphasizes the constant use or misuse of the term "gender ideology". In an attempt to understand this scenario, this article proposes a brief contextualization, considering the growing representativeness of conservative movements on the public sphere, even in the National Congress, as one of the factors that helped those concepts abolishment from educational documents. Thus, these movements interfere, among other things, in the construction of educational public policies in Brazil, focusing on issues related to the gender perspective in schools.

Keywords: Gender. Education. Public policies.

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Biografia do Autor

Raquel Costa Antas

Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco - UPE- Especialista em História do Nordeste do Brasil pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP - Licenciada em História pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. E-mail: rca_0912@yahoo.com.br

ORCID 0000-0003-0591-2001

Adlene Silva Arantes

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Pernambuco, campus Mata Norte. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraí­ba - UFPB (2014). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e Graduada em Pedagogia também pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). E-mail: adlene.arantes@hotmail.com

ORCID 0000-0002-7007-0237

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Publicado

08/06/2019
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Como Citar

ANTAS, R. C.; ARANTES, A. S. Supressão do conceito de gênero em documentos de educação no Brasil: debates e contexto. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 393–407, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2517. Acesso em: 4 maio. 2024.