O papel da educação no cuidado com os egressos de manicômios de Sorocaba-SP

Autores

  • Thaís Regina Zamboni Ribeiro thais.zamboni@uol.com.br
  • Marcos Roberto Vieira Garcia marcosvieiragarcia@gmail.com

Resumo

The role of education in the care of outpatients from psychiatric asylums in Sorocaba-SP

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo refletir sobre o papel da educação no cuidado com as pessoas egressas dos manicômios de Sorocaba, a partir de seu retorno à escola, no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os participantes foram quatro egressos de longas internações, moradores das Residências Terapêuticas e que estão inseridos na rede de ensino, na modalidade EJA, além de três professoras, um coordenador de escola e uma psicóloga. A EJA revelou-se como uma oportunidade de resgate de um direito que lhes fora anteriormente negado, aparecendo nas narrativas como local de formação de vínculos, trocas afetivas, espaço de socialização e, também, como local de ampliação das possibilidades do futuro. Concluiu-se que a reabilitação psicossocial não deve estar focada apenas na área da saúde mental, evidenciando a necessidade da intersetorialidade das políticas voltadas à desinstitucionalização psiquiátrica.

Palavras-chaves: Educação de Jovens e Adultos. Saúde mental. Desinstitucionalização.

 

Abstract

 The present study had the objective to reflect on the role of education in the care of outpatients from the asylums of Sorocaba, as they return to school, in the context of Youth and Adult Education (EJA). The participants were four long-term outpatients, residents of the Therapeutic Residences and who are part of the EJA teaching network, in addition to three teachers, a school coordinator and a psychologist. The EJA proved to be an opportunity to rescue a right that had previously been denied to them, appearing in the narratives as a place of formation of bonds, affective exchanges, as a space of socialization and also as a place to expand the possibilities of the future. We concluded that psychosocial rehabilitation should not be focused solely on mental health, evidencing the need for intersectoriality of policies, aimed at psychiatric deinstitutionalization.

Key words: Youth and Adult Education (EJA). Mental health. Deinstitutionalization.

 

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Biografia do Autor

Thaís Regina Zamboni Ribeiro

Psicóloga. Mestre em Educação (Saúde Mental e Processos Educativos) na UFSCAR Sorocaba. Especialista em Saúde Mental com atuação em Programa de Residência Multiprofissional nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), em Sorocaba: Atenção Básica, Polo de Desinstitucionalização - Hospital Vera Cruz, Enfermaria de Saúde Mental da Santa Casa, CAPS III, CAPS AD III e nos Serviços de Residências Terapêuticas.

E-mail: thais.zamboni@uol.com.br

 Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3546-0624

Marcos Roberto Vieira Garcia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2007). É professor do Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) - Campus Sorocaba, professor permanente do Programa de Mestrado em Educação da UFSCar - campus Sorocaba; coordenador do Grupo de Pesquisa "Saúde Mental e Sociedade" (UFSCAR) e integrante do Núcleo de Estudos para a Prevenção da Aids (NEPAIDS/USP) e do Grupo de Pesquisa Educação, Comunidade e Movimentos Sociais (GECOMS/UFSCar); coordenador do Centro de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas da região de Sorocaba (CRR-UFSCar-Sorocaba). E-mail: marcosvieiragarcia@gmail.com

 Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5668-2923

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Publicado

08/06/2019
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Como Citar

RIBEIRO, T. R. Z.; GARCIA, M. R. V. O papel da educação no cuidado com os egressos de manicômios de Sorocaba-SP. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 238–260, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2509. Acesso em: 3 dez. 2024.