Professores com deficiência que atuam na educação brasileira: um estudo do censo escolar de 2016

Autores

  • Silvia Marcia Ferreira Meletti meletti@uel.br
  • Jéssica Germano jessicaa_bnu@hotmail.com
  • Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves taisaliduenha@gmail.com

Resumo

Teachers with disabilities in the Brazilian public education: an analysis of the school census of 2016

Resumo

O presente artigo teve como objetivo caracterizar os dados de professores com deficiência por meio dos indicadores educacionais brasileiros de 2016. Justifica-se a relevância deste estudo, visto que tais indicadores possibilitam um panorama de como está configurada a distribuição de docentes por deficiência nas diferentes regiões brasileiras, além de propiciar reflexões sobre as condições de trabalho e de formação destes docentes. Para a coleta destes dados, utilizou-se o censo escolar de 2016 disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Deste modo, os procedimentos metodológicos de análise tiveram como base a unidade entre qualidade e quantidade na perspectiva marxista. Nota-se na realidade educacional precariedades e desvalorização do trabalho docente, de modo que não são oportunizados aos os professores condições adequadas para o exercício de sua profissão. Por contas destas precariedades e a falta de adequações do meio social, tais questões podem se agravar na atuação dos professores com deficiência.

Palavras-chave: Deficiência. Professor. Trabalho docente.

Abstract

This article aims to characterize teachers with disabilities working in the Brazilian public education based on the data of the 2016 School Census. Such analysis provides a wide perspective of how these teachers are nationally distributed according to each disability and stimulate critical reflection about their working conditions and academic education. The data of 2016 School Census was provided by the National Institute for Educational Studies and Research "Anísio Teixeira" (Inep). The working methodology of the analysis was based on the unity between quality and quantity, on a Marxist theoretical framework. The educational reality points out towards the depreciation of the work of teachers, lacking adequate working conditions; a situation strengthened when considering the social disadvantages posed by disability.

Keywords: Disability. Teacher. Teacher’s work.

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Biografia do Autor

Silvia Marcia Ferreira Meletti

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. E-mail: meletti@uel.br

https://orcid.org/0000-0002-6853-6667

Jéssica Germano

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. E-mail: jessicaa_bnu@hotmail.com

https://orcid.org/0000-0002-3710-0668

Taísa Grasiela Gomes Liduenha Gonçalves

Doutora em Educação Especial (UFSCar), professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). E-mail: taisaliduenha@gmail.com

https://orcid.org/0000-0001-5589-584X

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Publicado

08/06/2019
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Como Citar

MELETTI, S. M. F.; GERMANO, J.; GONÇALVES, T. G. G. L. Professores com deficiência que atuam na educação brasileira: um estudo do censo escolar de 2016. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 182–199, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2506. Acesso em: 4 maio. 2024.

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