Trajetória escolar, processos de significação e desenvolvimento humano: uma imbrincada relação no cenário da juventude brasileira
Resumo
School trajectory, processes of signification and human development: an imbricated relationship in Brazilian youth scenario
Resumo
O presente texto apresenta alguns resultados de uma pesquisa que investigou como jovens que vivenciaram uma trajetória escolar irregular, marcadamente de exclusão, significavam a experiência de reinserção escolar no Programa ProJovem Urbano, na cidade de Feira de Santana, Bahia. O estudo buscou compreender as trajetórias escolares irregulares e os seus significados e analisou como os processos de significação engendrados no contexto do Programa configuram mudanças na projeção do futuro entre jovens adultos. Estaremos abordando neste artigo elementos da análise que evidenciam uma imbricada relação entre a trajetória escolar, os processos de significação e o desenvolvimento humano.
Palavras-chave: Trajetória escolar, juventude, processos de significação.
Abstract
This paper presents some results of a research that investigated how young people who had lived an irregular school trajectory, marked by exclusion, meant the experience of school reintegration at the Projovem Urbano program, in the city of Feira de Santana- Bahia. The study sought to understand the irregular school trajectories and their meanings and analysed how the processes of signification involved in the Program context configure changes in the young adults future projections. In this article, we will be discussing elements of the analysis that show an imbricated relationship between the school trajectory, the processes of signification and human development.
Key words: School trajectory, youth, processes of signification
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 223
- PDF downloads: 169