Trajetória escolar, processos de significação e desenvolvimento humano: uma imbrincada relação no cenário da juventude brasileira

Autores

  • Luciana Brandão Oliveira Mascarenhas lucceria@gmail.com
  • Mirela Figueiredo Santos Iriart mifis36@gmail.com

Resumo

School trajectory, processes of signification and human development: an imbricated relationship in Brazilian youth scenario

Resumo

O presente texto apresenta alguns resultados de uma pesquisa que investigou como jovens que vivenciaram uma trajetória escolar irregular, marcadamente de exclusão, significavam a experiência de reinserção escolar no Programa ProJovem Urbano, na cidade de Feira de Santana, Bahia. O estudo buscou compreender as trajetórias escolares irregulares e os seus significados e analisou como os processos de significação engendrados no contexto do Programa configuram mudanças na projeção do futuro entre jovens adultos. Estaremos abordando neste artigo elementos da análise que evidenciam uma imbricada relação entre a trajetória escolar, os processos de significação e o desenvolvimento humano.

Palavras-chave: Trajetória escolar, juventude, processos de significação.

 

Abstract

This paper presents some results of a research that investigated how young people who had lived an irregular school trajectory, marked by exclusion, meant the experience of school reintegration at the Projovem Urbano program, in the city of Feira de Santana- Bahia.  The study sought to understand the irregular school trajectories and their meanings and analysed how the processes of signification involved in the Program context configure changes in the young adults future projections. In this article, we will be discussing elements of the analysis that show an imbricated relationship between the school trajectory, the processes of signification and human development.

Key words: School trajectory, youth, processes of signification


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Brandão Oliveira Mascarenhas

Pedagoga, especialista em alfabetização, mestra em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS e docente do Centro de Educação Básica da UEFS.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2560-3214  E-mail: lucceria@gmail.com

Mirela Figueiredo Santos Iriart

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, possui doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, professora titular no Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), ensinando as disciplinas Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano para os cursos de Pedagogia e de Psicologia. É Coordenadora do Grupo de Pesquisa TRACE (Trajetórias, Cultura e Educação) e docente do programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS. Entre o período de Setembro de 2014 e Agosto de 2015 realizou estágio pós-doutoral na London School of Economics and Political Science (LSE), junto ao Departamento de Psicologia Social e em parceria com a Professora Sandra Jovchelovitch, aprofundando estudos na perspectiva da Psicologia Social e Cultural. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5673-6787  E-mail: mifis36@gmail.com

Downloads

Publicado

08/06/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 185
  • PDF downloads: 155

Como Citar

MASCARENHAS, L. B. O.; IRIART, M. F. S. Trajetória escolar, processos de significação e desenvolvimento humano: uma imbrincada relação no cenário da juventude brasileira. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 159–181, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2505. Acesso em: 3 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)