Formação continuada de professores: colaboração entre Rede de Ensino Municipal e Universidade

Resumo

Continuing education of teachers: collaboration between Municipal Education Network and University

Resumo

Objetiva problematizar o processo de pesquisa-ação colaborativo-crítica entre gestores da Secretaria de Educação de uma rede municipal de ensino e um grupo de pesquisa da universidade, com vistas à construção da política municipal de Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar, pela via da formação continuada com grupos de estudo-reflexão. Para tanto, busca-se discutir a pesquisa-ação e os pressupostos habermasianos do Agir Comunicativo. Os dados foram analisados com apoio dos teóricos Carr e Kemmis (1988), Barbier (2007) e Habermas (2012). Considera-se a importância da universidade como espaço público nesse movimento e como instituição parceira que tem muito para contribuir para a formação de professores e refletir sobre ela, que seja com/para o coletivo.

Palavras-chave: Educação Especial. Formação Continuada de Professores. Pesquisa-ação colaborativo-crítica.

 

Abstract

It aims to problematize the collaborative-critical action research process between managers of the Education Secretary of a municipal education network and a university research group, with a view to constructing the municipal policy of Special Education in the perspective of school inclusion through the formation continued with study-reflection groups. For this, it is sought to discuss as action research and Habermasian presuppositions of Communicative Action. The data were analyzed with the support of the theorists Carr and Kemmis (1988), Barbier (2007) and Habermas (2012). It is considered the importance of the university as a public space in this movement and as a partner institution that has much to contribute and think about the formation, that is with / for the collective.

Keywords: Special Education. Continuing Teacher Education. Collaborative-critical research

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08/06/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 144
  • PDF downloads: 114

Como Citar

Formação continuada de professores: colaboração entre Rede de Ensino Municipal e Universidade. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 26, p. 142–158, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2504. Acesso em: 5 maio. 2024.