Arlindo Clemente: o expert em educação e sua contribuição para a escrita da História da Educação Matemática

Autores

  • Oscar Silva Neto
  • David Antonio da Costa

Resumo

Arlindo Clemente: expert in education and its contibuition for the writing of the History of Mathematical Education

 

Resumo:

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento que trata do ensino de Matemática nas escolas industriais brasileiras. Em particular, este artigo trata a respeito da atuação do professor e engenheiro Arlindo Clemente, docente da antiga Escola Técnica Nacional (ETN), atualmente CEFET/RJ. Com base nas discussões teóricas de Hofstetter, Schneuwly e Freymond (2017) a respeito do termo “expert”, o texto se dispõe a caracterizar o professor como um expert e verificar quais saberes foram produzidos e divulgados. Como conclusão verifica-se que Arlindo Clemente é um expert em educação, pois recebeu a missão de produzir saberes e de fazê-los circular e o fez com reconhecimento.

Palavras-Chave: Expert. Ensino Industrial. Matemática.  

 

Abstract:

The present work is a cut of an ongoing doctoral research that deals with the teaching of Mathematics in Brazilian industrial schools. In particular, this article deals with the work of the teacher and engineer Arlindo Clemente, a professor at the former National Technical School (ETN), currently CEFET / RJ. Based on the theoretical discussions of Hofstetter, Schneuwly and Freymond (2017) regarding the term "expert", the text sets out to characterize the teacher as an expert and to verify which knowledge has been produced and disseminated. As a conclusion, it is clear that Arlindo Clemente is an expert in education, since he was given the mission of producing knowledge and of making them circulate and did so with recognition.

Keywords: Expert. Industrial Education. Mathematics.

 

Biografia do Autor

Oscar Silva Neto

Mestre em Ensino de Matemática pela UFRGS, Porto Alegre, RS. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática. Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil

E-mail: oscarsilvaneto@gmail.com  ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8368-8119

David Antonio da Costa

Doutor em Educação Matemática pela PUC, São Paulo, SP. Professor Adjunto IV do Departamento de Metodologia de Ensino e Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica. GHEMAT – Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática. Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, Brasil

E-mail: david.costa@ufsc.br  ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-4493-9207

Downloads

Publicado

02/06/2019