Aritméticas? A produção de uma aritmética profissional da formação do professor dos anos iniciais

Autores

  • Martha Raíssa Iane Santana da Silva martharaissa@hotmail.com
  • Wagner Rodrigues Valente ghemat.contato@gmail.com

Resumo

Arithmetics? The production of a professional arithmetic of primary school teacher training

Resumo

As questões relativas à centralidade do fenômeno escolar nas sociedades ocidentais tornaram imperativa a necessidade da formação dos seus principais agentes, os professores. O presente artigo procura apresentar uma caracterização dos saberes de formação do professor dos Anos Iniciais, especificamente dos saberes aritméticos nessa formação. O período de análise restringe-se às décadas de 1920 a 1960, no qual se observa o impacto de culturas que, historicamente, se embatem nos currículos das instituições formativas, a saber, cultura geral e cultura profissional, às quais ligam se os saberes a ensinar e saberes para ensinar (HOFSTETTER, SCHNEUWLY, 2009). A Aritmética da formação do professor não fica ilesa a essas alterações, pelo contrário, oscila entre elas, permitindo a configuração de uma Aritmética profissional, com diferentes nuances, em diferentes períodos e que serão evidenciadas no presente artigo.

Palavras-chave: Formação de professores; Escola Normal; Aritmética Profissional.

 

Abstract

The questions about the centrality of school phenomena in Western societies has become it imperative to train their main agents, teachers. The present article tries to present a characterization of the knowledge of the teacher of the primary school, specifically of the arithmetic knowledge in this formation. The period of analysis is restricted to the decades of 1920 to 1960, in which the impact of cultures that historically are embedded in the curricula of the formative institutions, namely, general culture and professional culture, are linked to the knowledge to be taught and knowledge related to how to teach. (HOFSTETTER, SCHNEUWLY, 2009). The Arithmetic of teacher training is not immune to these changes, on the contrary, it oscillates between them, allowing the configuration of a professional Arithmetic, with different nuances, in different periods and that will be evidenced in this article.

Keyworks : Teacher Training; Normal School; Arithmetical professional.

 

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Biografia do Autor

Martha Raíssa Iane Santana da Silva

Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Orcid: 0000-0002-1818-0957. E-mail: martharaissa@hotmail.com

Wagner Rodrigues Valente

Coordenador do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT - SP). Presidente do GHEMAT Brasil. Professor Associado Livre Docente do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos. Docente do Programa de Pós-Graduação de Educação e Saúde da Infância e da Adolescência da UNIFESP.    Orcid: 0000-0002-2477-6677    E-mail: ghemat.contato@gmail.com

 

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Publicado

02/06/2019
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Como Citar

SILVA, M. R. I. S. da; VALENTE, W. R. Aritméticas? A produção de uma aritmética profissional da formação do professor dos anos iniciais. Revista Cocar, [S. l.], n. 6, p. 136–156, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2479. Acesso em: 3 maio. 2024.