O Ensino intuitivo no estado do Pará e o ensino de matemática

Autores

  • Iran Abreu Mendes iamendes1@gmail.com
  • Benedito Fialho Machado ditofialho@gmail.com

Resumo

Intuitive education in the State of Pará and the teaching of mathematics

 

Resumo

Este artigo tem como objetivo caracterizar a trajetória do método de ensino intuitivo centrado nas lições de coisas e suas propostas de uso no ensino primário no estado do Pará. Trata-se de uma parte dos resultados de uma pesquisa centrada nos saberes elementares aritméticos em manuais didáticos do curso primário produzidos no Pará (1850 – 1950), cuja fundamentação teórica baseou-se na História Cultural legitimada nas formulações de Roger Chartier (2002), Dominique Julia (2001), Michel de Certeau (1982), André Chervel (1990), entre outros. Identificamos que o método de ensino intuitivo teve influência relevante na produção de documentação educacional no Pará por mais de 40 anos. Neste período foram contratados professores na Europa para vir ministrar aulas naquele estado e trouxeram materiais didáticos apropriados ao método, o que fez também com que o governo local também importasse tais materiais da Europa para uso nas escolas da região. Verificamos também que essas mudanças educacionais influenciaram tanto no pensamento e nas práticas educacionais da época, como nas construções dos prédios escolares no Estado do Pará.

Palavras-Chave: Método Intuitivo. Lições de Coisas. Ensino Primário.

 

Abstract

This article aims to characterize the trajectory of the intuitive teaching method centered on the lessons of things and their proposals of use in primary education in the state of Pará. It is a part of the results of a research centered on arithmetical elementary knowledge in elementary textbooks produced in Pará (1850 - 1950), whose theoretical foundation was based on the Cultural History legitimized in the formulations of Roger Chartier (2002), Dominique Julia (2001), Michel de Certeau (1982), André Chervel (1990), among others. We identified that the intuitive method of teaching had a relevant influence on the production of educational documentation in Pará for more than 40 years. During this period teachers were contracted in Europe to come to teach classes in that state and they brought didactic materials appropriate to the method, which also caused that the local government also imported such materials from Europe for use in the schools of the region. We also verified that these educational changes influenced both the thinking and the educational practices of the time, as well as the construction of school buildings in the State of Pará.

Keywords: Intuitive Method. Lessons of Things. Primary school.

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Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Professor Titular do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará/IEMCI-UFPA. ORCID.0000-0001-7910-1602. E-mail: iamendes1@gmail.com

Benedito Fialho Machado

Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará. Professor da Secretaria de Educação do Pará/SEDUC e da Secretaria Municipal de Educação de Belém/SEMEC-Belém. ORCID: 0000-0002-4755-4495.  E-mail: ditofialho@gmail.com

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Publicado

02/06/2019
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Como Citar

MENDES, I. A.; MACHADO, B. F. O Ensino intuitivo no estado do Pará e o ensino de matemática. Revista Cocar, [S. l.], n. 6, p. 53–72, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2475. Acesso em: 25 abr. 2024.