A presença indígena na universidade: Acesso e permanência de estudantes Kaingang e Guarani no ensino superior do Paraná

Autores

  • Rosângela Célia Faustino rcfaustino@uem.br
    Universidade Estadual do Maringá - UEM
  • Maria Simone Jacomini Novak simojacomini@bol.com.br
    Universidade Estadual do Maringá - UEM
  • Suzan Carneiro Vanfej Cipriano no@email.com
    Universidade Estadual do Maringá - UEM

Resumo

Este artigo analisa a política do Estado do Paraná de inserção dos indígenas no Ensino Superior, incluída nas políticas para a educação escolar indígena em âmbito nacional a partir da década de 1990. Para tanto, o texto está organizado em três momentos. O primeiro aborda as discussões realizadas acerca da inserção dos indígenas no Ensino Superior em âmbito nacional. Na sequência, discute-se a política que vem sendo implantada no Paraná desde 2001, com a Lei Estadual nº. 13.134/2001, e por fim, analisa-se a presença de indígenas Kaingang e Guarani na Universidade Estadual de Maringá e as ações que esta vem desenvolvendo para a permanência e conclusão dos estudos superiores.

Palavras-chave: Educação Superior indígena; indígenas Kaingang e Guarani; ações afirmativas."

The indigenous presence in the university: Access and permanence of Kaingang and Guarani students in higher education in Paraná

This article analyzes the Paraná State’s policy to the insertion of indigenous people in higher education within the prospects for indigenous education nationwide from the 1990s. For this purpose, the text will be organized into three parts: The first part deals the discussions concerning the inclusion of indigenous people in higher education nationwide, Following, we discuss the policy that has being" implemented in Parana since 2001 from the Law no. 13.134/2001 and, finally , analyzes the presence of indigenous Guarani and Kaingang in the State University of Maringa and the actions that comes developing for the maintenance and completion of higher studies.

Keywords: Indigenous Higher Education. Kaingang and Guarani Indians. Affirmative Action

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Publicado

09/09/2013
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Como Citar

FAUSTINO, R. C.; NOVAK, M. S. J.; CIPRIANO, S. C. V. A presença indígena na universidade: Acesso e permanência de estudantes Kaingang e Guarani no ensino superior do Paraná. Revista Cocar, [S. l.], v. 7, n. 13, p. 69–81, 2013. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/243. Acesso em: 1 maio. 2024.

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