Concepções sobre os conhecimentos em ciências da natureza existentes entre os acadêmicos de Biologia em Roraima/RR
Resumo
O propósito deste trabalho foi o de realizar um estudo"inicial, mostrando como os acadêmicos de Biologia"apresentam suas percepções sobre algumas"descobertas e fenômenos científicos, analisando"seus conhecimentos e suas concepções frente aos"aspectos históricos, epistemológicos, filosóficos,"metodológicos e sociológicos dos conhecimentos"historicamente construídos. Foram usados os"princípios da pesquisa com abordagem qualitativa,"utilizando o Método Hermenêutico, aliado à Técnica"da Análise de Conteúdos. O instrumento utilizado"contém questões abertas de livre expressão"e pesquisa bibliográfica exploratória. Realizamos"a análise das respostas dadas pelos elementos que"constituíram a amostra, pois cada questão, sendo"considerada uma categoria principal-CP, possibilitou-nos a criação de um conjunto de categorias"específicas por CP. Construímos uma Matriz Analítica"com categorias específica e principal, o que"nos possibilitou constatar as dificuldades e falta de"conhecimentos científicos e tecnológicos referentes"às CP. Nesta fase da pesquisa, vemos que o uso dos"fundamentos da Aprendizagem Significativa poderá"estimular a construção de um processo de formação"inicial voltada para a aprendizagem efetiva"e qualificada. Estes argumentos possibilitarão, aos"acadêmicos, condições de participarem da construção"crítica e histórica dos conhecimentos, dos julgamentos"sociais necessários ao século XXI, nos"campos científico, tecnológico e educacional.Palavras-chave: Ensino de Ciências, História da Ciência, Transdisciplinaridade.
On the knowledge in conceptions science of nature in place between the biology of academic in Roraima - RR
The purpose of this study is to perform partial study, showing how the scholars of Biology demonstrate their perceptions on some discoveries and scientific phenomena, analyzing their knowledge and their ideas against the historical, epistemological, philosophical, sociological and methodological expertise of historically constructed. Hermeneutic method was used, together with the Technical Analysis of the contents, with open questions of free speech and literature search and exploratory, from the analysis of the responses given by participants of the sample, was built with a Matrix Analytical specific categories and Main, where we have seen at this stage of progress of the search, the search for an affective and meaningful learning can help people to establish the trials required for the twenty-first century social fields in science, technology an education."
Keywords: Science Education, History Of Science, Transdisciplinarity"
"
Downloads
Downloads
- Visualizações do Artigo 103
- PDF downloads: 124