Avaliação da aprendizagem: sentidos compartilhados por professoras de escolas públicas

Autores

  • Laêda Bezerra Machado laeda01@gmail.com
    Universidade Federal de Pernambuco
  • Gleice Kelly Souza Guerra gleice.guerra@ig.com.br
    Rede Pública municipal de Caieiras-SP

Resumo

O artigo analisa as representações sociais de"avaliação de professoras dos anos iniciais do"Ensino Fundamental da Rede Municipal de Recife-Pe. O texto adota como suporte teórico as"representações sociais, referencial que valoriza"o campo das produções simbólicas do cotidiano."Para apreender os significados atribuídos à"avaliação, adotamos a abordagem qualitativa."Ouvimos, através de entrevista, 20 professoras"dos anos iniciais do fundamental. Os dados"foram tratados a partir da análise de conteúdo."Dos depoimentos emergiram três categorias:"sentidos atribuídos à avaliação processual;"instrumentos avaliativos utilizados em sala de"aula; e práticas de correção das professoras no"processo avaliativo. Neste artigo abordamos os"instrumentos avaliativos utilizados em sala de"aula. Constatamos que, a introdução do novo"(avaliação formativa) à malha de saberes sobre"fazer docente (avaliação tradicional) tem"gerado conflitos entre os professores que têm a"prova como elemento mais importante de suas"práticas avaliativas.

Palavras-chave: "avaliação, aprendizagem, representações sociais, professoras.

Evaluation of learning: senses shared by teachers of public schools

The article analyzes the social representations of assessment teachers of the early years of elementary school of the Municipal Recife-PE. The paper takes as theoretical support social representations, which values the reference field of symbolic productions of everyday life. To grasp the meanings attributed to the evaluation, we adopted a qualitative approach. We heard, through interviews, 20 teachers of the early years of the fundamental. The data were processed from the content analysis. Depositions of three categories emerged: meanings attributed to procedural review; evaluation instruments used in the classroom and practical correction of the teachers in the evaluation process. This article deals with the evaluation instruments used in the classroom. We note that the introduction of the new (formative assessment) to the mesh of knowledge about making teaching (traditional assessment) has generated conflicts between teachers who have proof as most important element of their evaluation practices.

Keywords: assessment, social representations, teachers

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Como Citar

MACHADO, L. B.; GUERRA, G. K. S. Avaliação da aprendizagem: sentidos compartilhados por professoras de escolas públicas. Revista Cocar, [S. l.], v. 6, n. 12, p. 43–54, 2013. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/225. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

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Artigos