Avaliação institucional na educação infantil: engajamento, participação e reflexões de diferentes segmentos escolares

Autores

  • Silvana Souza Peres de Oliveira sspo1980@gmail.com
  • Ana Cristina da Silva Rodrigues anacristina@unipampa.edu.br

Resumo

Resumo

O presente trabalho é resultado de projeto de intervenção sobre avaliação institucional na educação infantil, o qual teve por objetivo compreender a dinâmica avaliativa das escolas de educação infantil.O projeto utilizou-se de metodologia qualitativa envolvendo, estudo do tipo exploratório e entrevista semi-estruturada e, para o plano de ação, a metodologia de rodas de conversa. Para análise dos dados foi utilizada análise de conteúdo e análise documental. O plano de intervenção foi organizado em dois momentos: a formação dos profissionais em torno das questões que envolvem a avaliação institucional e a efetivação desta prática na escola, ambas com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a importância de se desenvolver processos de avaliação institucional. Destaca-se o caráter inovador da ação na rede municipal de ensino de Jaguarão/RS onde a participação no processo de avaliação institucional pode contribuir efetivamente para a qualidade da educação no município.

Palavras- chave: Avaliação Institucional. Educação Infantil. Participação.

 

Institutional evaluation in child education: engagement, participation and reflections of different school segments

Abstract

The present work is the result of an intervention project on institutional evaluation in early childhood education, whose objective was to understand the evaluative dynamics of preschool schools. The project used a qualitative methodology involving exploratory study and semi-structured interview and, for the action plan, the methodology of conversation wheels. To analyze the data was used content analysis and documentary analysis. The intervention plan was organized in two moments: the training of the professionals around the issues that involve the institutional evaluation and the effectiveness of this practice in the school, both with the objective of sensitizing the school community to the importance of developing processes of institutional evaluation . The innovative character of the action in the municipal education network of Jaguarão / RS, where participation in the institutional evaluation process can contribute effectively to the quality of education in the municipality.

Key words: Institutional Evaluation. Child education. Participation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Souza Peres de Oliveira

Pedagoga, Mestre em Educação pela Unipampa, supervisora do PIBID Educação Infantil e professora da Rede MUnicipal de Educação de Jaguarão. E-mail: sspo1980@gmail.com

Ana Cristina da Silva Rodrigues

Doutora em Educação, professora do curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação do PPGEDU Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa. Diretora do Campus Jaguarão. E-mail: anacristina@unipampa.edu.br

Downloads

Publicado

03/02/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 264
  • PDF downloads: 233

Como Citar

OLIVEIRA, S. S. P. de; RODRIGUES, A. C. da S. Avaliação institucional na educação infantil: engajamento, participação e reflexões de diferentes segmentos escolares. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 647–667, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2177. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos