Contribuições do PNAIC para a formação do/a professor/a alfabetizador/a
Resumo
Resumo
O artigo sintetiza resultados de pesquisa desenvolvida entre os anos de 2015-2017, que teve como objetivo analisar relatórios de Orientadores/as de Estudo na intenção de verificar como se configurou a formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa nas redes de ensino de um determinado Estado da Federação. Constatou-se que a formação oferecida provocou impactos nas proposições pedagógicas dos/as alfabetizador/as que, em grande medida, apropriaram-se de conceitos teórico-metodológicos oferecidos pelo programa em sintonia com a concepção de “alfabetização na perspectiva do letramento”. Os desdobramentos da formação, na sua objetivação em sala de aula, sofrem influências diversas e, por isso, ressalta-se a importância proporcionada pelo PNAIC para a reflexão sobre a formação continuada como um direito inalienável do ser-professor/a.
Palavras-chave: PNAIC – Alfabetização – Formação continuada.
Contributions of the PNAIC for the training of the literacy teacher
Abstract
The article summarizes the results of a research developed between 2015 and 2017, which aimed to analyze reports of Study Counselors to verify how the National Pact for Literacy in the Right Age was configured in the educational networks of a State of the Federation. It was found that the offered training had an impact on the pedagogical propositions of literacy teachers who, to a great extent, appropriated theoretical and methodological concepts offered by the program in line with the concept of “literacy in the perspective of writing”. The unfolding of the formation, in its objectification in the classroom, get diverse influences and, for that reason, the importance provided by the PNAIC is emphasized, to reflect on the continuous training as an inalienable right of being a teacher.
Keywords: PNAIC - Literacy - Continuous training.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 191
- PDF downloads: 176