A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática

Autores

  • Ana Carolina Costa Pereira carolina.pereira@uece.br
  • Fumikazu Saito fsaito@pucsp.br

Resumo

 

Resumo

Este artigo apresenta os principais resultados de uma proposta que busca reconstruir o báculo de Petrus Ramus (1515-1572) seguindo as orientações que foram por ele dadas em seu tratado intitulado Via regia ad geometriam – They Way of Geometry, traduzido e publicado por William Bedwell (1561-1632) em 1636. A metodologia aqui adotada é qualitativa de cunho documental, uma vez que se propõe identificar, no próprio texto, elementos que podem ser explorados com finalidades didáticas para o ensino de matemática. Conclui-se que o processo de reconstrução do instrumento desencadeia algumas ações que fazem emergir questões de ordem matemática, epistemológica e material, que podem ser exploradas para a construção de interfaces entre história e ensino de matemática.

Palavras-chave: Interface entre História e Ensino de Matemática. Instrumento Matemático. Báculo.

 

The reconstruction of petrus ramus’ baculum in the interface between history and math teaching

Abstract

This article presents the main results of a proposal that seeks to reconstruct the Petrus Ramus’ (1515-1572) baculum following the guidelines given by him in his treatise named Via regia ad geometriam - They Way of Geometry, translated and published by William Bedwell (1561-1632) in 1636. The methodology adopted here is qualitative documentary, since it proposed to identify in the text itself elements that can be explored with didactic purposes for mathematics teaching. It is concluded that the process of reconstruction triggers some actions that raise mathematical, epistemological and material issues, which can be exploited for the construction of interfaces between history and math teaching.Keyword: Interface between History and Math Teaching. Mathematical Instrument. Baculum. 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é pós-doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenadora de curso de Licenciatura em Matemática da UECE/UAB. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, História da Educação Matemática e Formação de Professores de Matemática.

E-mail: carolina.pereira@uece.br

Fumikazu Saito

É Doutor e Mestre em História da Ciência pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Engenharia Elétrica e é bacharel em Filosofia. Atualmente é professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC/SP e do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência da PUC/SP e pesquisador junto ao Centro Simão Mathias de Estudos em História da Ciência (CESIMA-PUC/SP). Editor do periódico eletrônico "História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces". Tem experiência na área de Filosofia e História da Ciência e da Matemática, História da Ciência e Ensino de Ciência e de matemática, História da Ciência da Técnica e da Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia natural, magia natural, aparatos e instrumentos científicos e matemáticos, a ideia de experimento e experiência, ciência e matemática nos séculos XVI e XVII (blog: http://fumikazusaito.com). E-mail: fsaito@pucsp.br

Downloads

Publicado

03/02/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 622
  • PDF downloads: 489

Como Citar

PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 342–372, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2164. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos