Coordenação pedagógica na escola básica brasileira posta em questão

Autores

  • Osmar Hélio Alves Araújo osmarhelio@hotmail.com
  • Elcimar Simão Martins professorelcimar@yahoo.com.br
  • Janine Marta Coelho Rodrigues nenija9@hotmail.com

Resumo

Resumo

Discute-se aqui sobre o que faz, como e o que é necessário fazer a coordenação pedagógica da escola básica no Brasil. As ideias aqui debatidas convergem para o entendimento que contribuir e acompanhar continuamente os processos de ensino e aprendizagem; acompanhando, orientando e auxiliando os professores no processo de planejamento, organização e execução do trabalho em sala de aula, bem como a formação contínua docente são algumas das ações primordiais na atuação do coordenador pedagógico.

Palavras-chave: Coordenação pedagógica. Escola básica. Formar. Pesquisar. Autoavaliação.

 

Pedagogical coordination in the Brazilianpossible in question

Abstract

Here we discuss what makes, how and what is necessary the pedagogical coordination of the elementary school in Brazil. The ideas discussed here converge to the understanding that to contribute and to continuously follow the teaching and learning processes; accompanying, guiding and assisting teachers in the planning process, organization and execution of the work in the classroom, as well as the continuous teacher training are some of the primary actions in the practice of the pedagogical coordinator.

Keywords: Pedagogical coordination. Elementary school. Training. Research. Self-assessment.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar Hélio Alves Araújo

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, cursa Doutorado em Educação (UFPB); é membro do Grupo de Pesquisa cadastrado junto ao CNPq: Formação Docente, História e Política Educacional (GPFOHPE - UFC). Docente no Curso de Letras do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UVA).

E-mail: osmarhelio@hotmail.com

 

Elcimar Simão Martins

Doutor e mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Adjunto A do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN) e do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

E-mail: professorelcimar@yahoo.com.br

Janine Marta Coelho Rodrigues

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2000); Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1992). Fez pós-doutorado em Psicologia da Educação pela PUC/SP com supervisão de Bernadete Angelina Gatti (2006). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação Docente (GEPEFD)/UFPB; professora titular, Classe E, UFPB, atuando no Programa de Pós Graduação stricto sensu em Educação/Mestrado e Doutorado.

E-mail: nenija9@hotmail.com

Downloads

Publicado

03/02/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 757
  • PDF downloads: 753

Como Citar

ARAÚJO, O. H. A.; MARTINS, E. S.; RODRIGUES, J. M. C. Coordenação pedagógica na escola básica brasileira posta em questão. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 257–277, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2160. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)