A configuração do ideário proposto para o ofício de mestre nas práticas educativas do grupo escolar doutor Otavio Meira, no município de Benevides, Estado do Pará

Autores

  • Paulo Sérgio de Almeida Corrêa Corrêa paulosac@ufpa.br
  • Brianna Souza Barreto briannasba@yahoo.com.br

Resumo

Resumo

Como o ofício de mestre idealizado se desdobrava nas práticas educativas dos intelectuais que se ocupavam do magistério no Grupo Escolar Otávio Meira, no município de Benevides, Estado do Pará? Pesquisa historiográfica, com uso de fontes bibliográficas, documentais e orais, servindo-se de documentos primários e secundários, incidindo no período de 1965–1976. O exercício do ofício de mestre no grupo escolar constituiu-se, para as professoras participantes desta investigação, em plena realização. O ser professora, seja motivada por dom, vocação ou possibilidade de acesso a vida profissional, é motivo de orgulho para estas que se dedicaram para ver seus alunos aprenderem os conhecimentos escolares e tantos outros úteis para suas vidas. Para elas, realização é olhar para trás e ver seu êxito na missão em educar.

Palavras-chave: Instituições Escolares; Ofício de Mestre; Práticas Educativas.

 

The configuration of the proposed ideal for the master’s office in the educational pratices of the Otavio Meira School Group, in the Municipality of Benevides, State of Pará

 

Abstract

How did the idealized master's office unfold in the educational practices of the intellectuals who were in charge of teaching at Otávio Meira School Group, in the municipality of Benevides, State of Pará? Historiographic research was used as a research method, using bibliographical, documentary sources and oral, using primary and secondary documents, covering the period 1965-1976. The exercise of the teacher's office in the school group constituted, for the teachers participating in this investigation, in full realization. Being a teacher, motivated by gift, vocation or possibility of access to professional life, is a source of pride for those who have dedicated themselves to see their students learn the school knowledge and so many others useful for their lives. For them, sucess is to look back and see their success in the mission in educating.

Keywords: School institutions; Master Craft; Educational Practices.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio de Almeida Corrêa Corrêa

Doutor em Educação. Professor Titular na Cadeira de História da Educação, na Faculdade de Educação, do Instituto de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Pará. Atual Presidente e Sócio Fundador da Academia Igarapemiriense de Letras. Email: paulosac@ufpa.br

 

Brianna Souza Barreto

Mestre em Educação. Pedagoga na Universidade Federal do Pará. Email: briannasba@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

03/02/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 115
  • PDF downloads: 114

Como Citar

CORRÊA, P. S. de A. C.; BARRETO, B. S. A configuração do ideário proposto para o ofício de mestre nas práticas educativas do grupo escolar doutor Otavio Meira, no município de Benevides, Estado do Pará. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 160–190, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2155. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos