Percepção: articulação do peixe pirarucu à discussão ambiental

Autores

  • Gelciane Brandão brandaoanny@hotmail.com
  • José Vicente de Souza Aguiar vicenteaguiar1401@gmail.com

Resumo

Este relato de experiência foi produzido a partir da disciplina: “Tópicos Filosóficos e Didáticos do Ensino de Ciências” do mestrado em Educação em Ciências, da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. O local da atividade foi o Mercado Municipal Adolpho Lisboa na cidade de Manaus/AM. O objetivo geral foi realizar um exercício perceptivo dos diferentes ambientes do mercado, considerando a fenomenologia. Consideramos a descrição histórica do ambiente experenciado e a descrição filosófica sobre a palavra sensações, cujo propósito consistiu em responder a seguinte questão: há no mercado municipal Adolpho Lisboa algum elemento que pode ser articulado ao Ensino de Ciências? Conclui-se através desta experiência que o peixe pirarucu Arapaima gigas (Schinz, 1822), por ser uma espécie ameaçada de extinção e pela sua estrutura física, suscita nas pessoas um olhar de curiosidade, o que possibilita relacioná-lo às discussões sobre Educação Ambiental e Ensino de Ciências, no Ensino Fundamental, principalmente.

Palavras-chave: Educação ambiental. Ensino de Ciências. Peixe pirarucu Arapaima gigas (Schinz, 1822).

Perception: articulation of the pirarucu fish to environmental discussion

Abstract

This experience report was produced from "Philosophical and Didactic Topics of Science Teaching" discipline of the Master 's Degree in Science Education, from the State University of Amazonas - UEA. The activity site was the Adolpho Lisboa Municipal Market in the city of Manaus / AM. The general objective was to perform a perceptive exercise of the different market environments, considering the phenomenology. We consider the historical description of the environment experienced and the philosophical description on the word sensations, whose intention was to answer the following question: there is in the municipal market Adolpho Lisbon some element that can be articulated to teaching of sciences? It is concluded trough this experience that the pirarucu fish Arapaima gigas (Schinz, 1822), because it is an endangered species and its physical structure, arouses in the people a look of curiosity, which makes it possible to relate it to the discussions about environmental education in the teaching of sciences, in Elementary Education, mainly.

Keywords: Environmental education. Science teaching. Pirarucu fish Arapaima gigas (SCHINZ, 1822).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gelciane Brandão

 Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, Universidade do Estado do Amazonas. E-mail: brandaoanny@hotmail.com 

José Vicente de Souza Aguiar

 Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas. Escola Normal Superior, Av. Djalma Batista s/n. Manaus, AM. E-mail: vicenteaguiar1401@gmail.com

 

Downloads

Publicado

03/02/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 241
  • PDF downloads: 177

Como Citar

BRANDÃO, G.; AGUIAR, J. V. de S. Percepção: articulação do peixe pirarucu à discussão ambiental. Revista Cocar, [S. l.], v. 13, n. 25, p. 96–113, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2152. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos