Uma análise histórico-crítica da formação de professores com tecnologias de informação e comunicação

Autores

  • José Lucas Pedreira Bueno no@email.com
  • Marco Antônio de Oliveira Gomes no@email.com

Resumo

O presente trabalho estabelece reflexões e discussões acerca da inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na Educação e suas influências no processo ensino-aprendizagem e na formação docente, por meio de uma abordagem histórico-crítica das tecnologias que possibilitam acelerar a criação e o processamento de saberes e o surgimento de alternativas para profundas transformações na escola. Dessa forma, o presente trabalho tem como eixo norteador o problema da relação entre as TICs na educação e o papel da escola como reprodutora da ideologia dominante, em contradição com o seu papel emancipador. E busca alcançar o objetivo de relacionar e discutir as principais questões do tecido social e da escola influenciados pelas TICs, inclusive aquelas acerca da Educação a Distância. No trabalho, é observado que a educação sofre as transformações da base material da sociedade, enquanto dimensão concreta da vida material, que a modela em consonância com as condições de existência dessa mesma sociedade, compreendendo-se que as TICs, como objetos de investigação, não podem ser compreendidas com um fim em si mesmas ou como um caso isolado das tramas estabelecidas no tecido da história. Assim, ao utilizar as TICs na Educação é necessário avaliar se essas podem trazer ganhos significativos para o aluno, auxiliando-o em seu aprendizado, como forma de não tangenciar o verdadeiro sentido da educação.

Palavras-Chave: Tecnologias de informação e comunicação; Educação a Distância; Formação de professores.

"A historical-critical analysis of teacher training with information and communication technologies

This paper offers reflections and discussions about inclusion of Information and Communication Technologies (ICT) in Education and its impacts on the teaching-learning process and the teachers' training, through an historical-critical approach of technologies to foster the knowledge creation process and the emergence of alternatives to deepen changes in schools. Thus, the work is guided by the question of relations between ICT in Education and the role of schools as replicators of the dominant ideology, in contradiction to their emancipatory role. It aims to connect and discuss the main issues and the social fabric of schools influenced by ICT, including those about Distance Education. There are considerations about changes in education on the material base of society, as a concrete dimension of material life, that shapes it according to conditions of existence of this same society, observing ICT, as objects of interest that can’t be understood as an end per se or as an isolated case of the twisted tissue established on the history’s fabric. Thus, the use of ICT in education is necessary to assess whether they can bring significant gains for students, helping them in their learning, as a form of not treat the true meaning of Education.

Keywords: Information and communication technology; Distance education; Teacher training.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29/05/2012
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1030
  • PDF downloads: 1037

Como Citar

BUENO, J. L. P.; GOMES, M. A. de O. Uma análise histórico-crítica da formação de professores com tecnologias de informação e comunicação. Revista Cocar, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 53–64, 2012. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/196. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos