Economia, educação e segurança nacional na ditadura civil militar no Brasil

Autores

  • Marco Antonio de Oliveira Gomes marcooliveiragomes@yahoo.com.br
    UEM

Resumo

O objetivo deste artigo encontra-se na análise das relações entre o golpe civil militar de 1964, os interesses econômicos da burguesia associada ao imperialismo norte-americano e a educação. Em termos metodológicos, optou-se por uma pesquisa bibliográfica e documental do período com propósito de desvelar as relações sociais que materializaram-se no golpe de Estado. Para isso, o conceito de Estado no âmbito do pensamento marxista é fundamental para compreender a hegemonia dos interesses burgueses por meio das reformas na educação com vistas à adaptação do indivíduo aos interesses do mercado, apresentado como instância apropriada para solução dos problemas econômicos. Assim, verifica-se a utilização da educação escolar como busca de um consenso para o projeto de desenvolvimento associado e subordinado ao capital estrangeiro.

Palavras chave: Ditadura civil-militar. Educação. Economia.

Economy, education and national security in military civil dictatorship in Brazil

Abstract

The objective of this article is to analyze the relations between the military coup of 1964, the economic interests of the bourgeoisie associated with US imperialism and education. In methodological terms, we opted for a bibliographical and documentary research of the period with purpose of unveiling the social relations that materialized in the coup d'état. For this, the concept of State in the context of Marxist thought is fundamental to understand the imposition of bourgeois interests through education reforms aimed at adapting the individual to the interests of the market, presented as an appropriate instance for solving economic problems. Thus, the use of school education as a search for a consensus for the associated development project and subordinated to foreign capital is verified.

Keyword: Civil-military dictatorship. Education. Economy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio de Oliveira Gomes, UEM

Possui licenciatura plena em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988); Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1997); Mestrado (2001) e Doutorado (2008) em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Trabalhou como professor de História na Educação Básica (1989-2009) e como professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lotado no Depto. de Ciências da Educação, com experiência nos seguintes temas: História da Educação, Trabalho e Educação; Estado e políticas públicas em Educação e Fundamentos do Ensino de História. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá, lotado no Departamento de Fundamentos da Educação e membro do corpo docente do PPE-UEM, na linha de pesquisa: História e Historiografia da Educação. Participa do Grupo de Pesquisas em Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação - UFSC/CNPq e do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião, Educação e Modernidade (Universidade Estadual de Maringá). Coordenador Adjunto do Programa Multidisciplinar de Pesquisa e Apoio à Pessoa com Deficiência e Necessidades Educativas Especiais - PROPAE/UEM. E-mail: marcooliveiragomes@yahoo.com.br

"

Downloads

Publicado

04/11/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 696
  • PDF downloads: 430

Como Citar

GOMES, M. A. de O. Economia, educação e segurança nacional na ditadura civil militar no Brasil. Revista Cocar, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 421–445, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1954. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos