(Re) Criações do estilo docente e seu poder de agir: os efeitos da precarização

Autores

  • Laura Cristina Vieira Pizzi no@email.com
  • Isabela Rosália Lima de Araujo no@email.com

Resumo

Este artigo é um ensaio teórico cujo objetivo é analisar algumas categorias da Clínica da Atividade de Clot na ótica da atividade docente e seus condicionantes. O estilo, segundo Clot, é a apropriação e o desenvolvimento pessoal que o trabalhador faz do gênero de sua profissão, cujo caráter é mais social. A catacrese é a mudança de valor de um instrumento ou estratégia de trabalho de uma profissão, mas que não configura desvio da atividade e sim um meio criado pelo trabalhador na atividade para possibilitar a execução das tarefas. Entendemos que a precarização também é um fator que afeta a atividade docente, restringindo o estilo profissional do docente a ponto de bloquear seu poder de agir e a possibilidade de utilizar a catacrese. A execução do trabalho não depende apenas das aptidões dos trabalhadores, mas de muitos fatores externos para que as atividades sejam realizadas com qualidade, criatividade e autonomia.

Palavras-chave: Estilo - Catacrese - Precarização do trabalho docente.

(Re) Creations of the teaching style and its power to act: the effects of precariousness

Thisarticleisatheoreticalessaywhoseaimisto analyzesomecategoriesoftheClinicof" ActivityofClotconsideringtheteachingactivityanditsconditions. Thestyle,according toClot,istheappropriationandthepersonaldevelopmentthattheworkermakesofthegenreofitsprofession,whosecharacterismore social. Catacreseisthechangeofvalueofaninstrumentorstrategyofaprofession,butit does not configuredeviationoftheactivitybut awaycreatedbytheworkerintheactivityto make possibletheexecutionofthetasks. We understandthattheprecarizaçãoisalso afactorthataffects theteachingactivity,restricttingtheteachers professionalstyle to thepointto blockitspowerto actandthepossibilityto usecatacrese. Theaccomplishmentoftheworkdoes not dependonlyontheaptitudesoftheworkers,butofmanyexternalfactorsto accomplishtheactivitieswith quality, creativityandautonomy.

Keywords: Style - Catacrese - Precarization of teaching work

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

29/05/2012
Métricas
  • Visualizações do Artigo 144
  • PDF downloads: 448

Como Citar

PIZZI, L. C. V.; ARAUJO, I. R. L. de. (Re) Criações do estilo docente e seu poder de agir: os efeitos da precarização. Revista Cocar, [S. l.], v. 5, n. 10, p. 19–28, 2012. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/193. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos