Os saberes/conhecimentos mobilizados pelos professores de estágio curricular nos cursos de licenciatura em Educação Física no Estado de Mato Grosso
Resumo
O presente artigo tem como objetivo identificar quais os saberes/conhecimentos mobilizados pelos professores de Estágio Curricular nos cursos de Licenciatura em Educação Física do Estado de Mato Grosso. A pesquisa se caracteriza como descritiva com uma abordagem qualitativa. Participaram como sujeitos 24 professores que lecionam as disciplinas de Estágio Curricular em 10 cursos de licenciatura no Estado de Mato Grosso. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada. A partir dos dados das entrevistas identificamos que os saberes mais mobilizados pelos professores são os saberes da prática e experienciais, relacionados a docência e a escola, seguido dos saberes pedagógicos.
Palavras-chave: Estágio curricular. Saberes docentes. Licenciatura em Educação Física.
The understanding/knowledge mobilized by teachers of curricular internship in the bachelor courses of Physical Education of the state of Mato Grosso
Abstract
The present paper has as aim to identify which are the understandings/knowledge mobilized by teachers of Curricular Internship in the Bachelor courses of Physical Education of the state of Mato Grosso and how they were constituted as teachers of these courses. The research is characterized as descriptive with a qualitative approach. Participated as subjects 24 teachers who teach the subject of Curricular Internship in 10 Bachelor course in the state of Mato Grosso. We used as instrument of data recollection the semi-structured interview. From the interview data we identify that the most mobilized knowledge by teachers are the ones from practice and experience, related to teaching and school, followed by pedagogical knowledge.
Keywords: Curricular Internship; Teacher’s knowledge; Bachelor in Physical Education.
"
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 160
- PDF downloads: 385