Pensamento freireano e a democratização da gestão educacional: o caso de Altamira na Amazônia Paraense

Autores

  • Raimundo Sousa sousaf3@yahoo.com.br
    UFPA
  • Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos tefam@ufpa.br
    UFPA

Resumo

Este artigo trata das contribuições do pensamento de Paulo Freire para o processo de democratização da gestão da educação pública. O objetivo é refletir sobre como a perspectiva teórica de Paulo Freire pode contribuir para a análise da gestão educacional e suas implicações para a construção da gestão democrática na Amazônia paraense, município de Altamira, tendo como foco as categorias autonomia e participação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica. A base teórica de Paulo Freire se afirma principalmente pela denúncia à educação bancária e o anúncio de uma educação libertadora. A força da primeira se sustenta por apoiar-se numa perspectiva de gestão autoritária e cerceadora da liberdade e a segunda, apoiada numa perspectiva de libertação, concretamente vislumbra a possibilidade da construção da gestão democrática nos espaços escolares, onde a participação de todos no processo decisório é fundamental.
Palavras-chave: Democratização da gestão. Participação. Pensamento freireano.

Freireano thought and the democratization of educational management: the case of Altamira in the Paraense Amazon


Abstract
This article deals with the contributions of Paulo Freire to the process of democratization of public education management. The objective is to reflect on how the theoretical perspective of Paulo Freire can contribute to the analysis of educational management and its implications for the construction of democratic management in Amazon Para, Altamira municipality, focusing on autonomy and participation categories. This is a bibliographical research. The theoretical basis of Paulo Freire is affirmed mainly by the denunciation to the banking education and the announcement of a liberating education. The strength of the first is based on a perspective of authoritarian and restrictive of freedom management and the second, supported by a liberation perspective, concretely envisages the possibility of building democratic management in school spaces, where the participation of all in the decision process is fundamental.
Key words: Democratization of management. Participation. Freireano thinking.

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Biografia do Autor

Raimundo Sousa, UFPA

Professor assistente na Universidade Federal do Pará. Campus Altamira. Doutorando em Educação na Universidade Federal do Pará -"Políticas Públicas Educacionais. E-mail: sousaf3@yahoo.com.br

Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos, UFPA

Doutora e Professora Titular da Universidade Federal do Pará atuando na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Mestrado e Doutorado. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa Observatório de gestão escolar democrática - Observe, além de ser vice-presidente da Região Norte da ANPAE e vice-presidente nacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada. Atua principalmente nos seguintes temas: educação, gestão educacional, política educacional, pesquisa, avaliação de políticas públicas e gestão democrática e controle social e desenvolvimento. E-mail: tefam@ufpa.br

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Publicado

03/11/2018
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Como Citar

SOUSA, R.; DOS SANTOS, T. F. A. M. Pensamento freireano e a democratização da gestão educacional: o caso de Altamira na Amazônia Paraense. Revista Cocar, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 75–94, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1892. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos