Formação de professores e diversidade cultural: uma experiência na escola indígena Baniwa e Coripaco Pamáali - Alto Rio Negro.

Autores

  • Maria Rosemi Araújo do Nascimento profrosearaujo@hotmail.com
    PUC-SP
  • Marina Graziela Feldmann feldmnn@uol.com.br
    PUC-SP

Resumo

O objetivo deste artigo é estabelecer um entrelaçamento entre a diversidade, a formação de professores e o ensino de ciências, à luz de uma experiência desenvolvida na Escola Indígena Baniwa e Coripaco Pamáali, no Alto Rio Negro. Apresentaremos a discussão a partir das falas de alunos do Ensino Fundamental - anos finais, traçando um diálogo com os fundamentos teóricos das concepções de diversidade, cultura, formação de professores e as práticas educativas desenvolvidas na sala de aula de educação escolar indígena. A abordagem utilizada é predominantemente qualitativa com entrevistas e registros das atividades em sala de aula. As considerações finais evidenciam que as práticas curriculares desenvolvidas demonstraram uma positividade do ato educativo semeando possibilidades de uma educação transformadora.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Educação Escolar Indígena. Diversidade Cultural. Formação de Professores.

Teacher formation and cultural diversity: an experience in the indian school Baniwa and Coripaco Pamáali - Alto Rio Negro

Abstract

The purpose of this article is to establish an intertwining between diversity, teacher formation and science education, in the light of an experience developed at the Baniwa Indigenous School and Coripaco Pamáali in the Upper Rio Negro. We will present the discussion based on the statements of Elementary School students - final years, drawing a dialogue with the theoretical foundations of conceptions of diversity, culture and teacher formation and the educational practices developed in the indigenous school education classroom. The approach used is predominantly qualitative with interviews and records of classroom activities. The final considerations show that the curricular practices developed showed a positivity of the educational act sowing possibilities of a transformative education.

Keywords: Science Teaching. Indigenous School Education. Cultural diversity. Teacher formation.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rosemi Araújo do Nascimento, PUC-SP

Discente do Programa de Pós-Graduação Educação: Currículo, da PUC/SP. E-mail: profrosearaujo@hotmail.com

Marina Graziela Feldmann, PUC-SP

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Educação: Currículo da PUC/SP. E-mail: feldmnn@uol.com.br

"

Downloads

Publicado

03/11/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 167
  • PDF downloads: 155

Como Citar

DO NASCIMENTO, M. R. A.; FELDMANN, M. G. Formação de professores e diversidade cultural: uma experiência na escola indígena Baniwa e Coripaco Pamáali - Alto Rio Negro. Revista Cocar, [S. l.], v. 12, n. 24, p. 25–46, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1884. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos