O que dizem as pesquisas sobre literatura na escola: por um estado do conhecimento

Autores

  • Chirley Domingues Chirley.domingues@yahoo.com.br
  • Eliane Debus elianedebus@hotmail.com

Resumo

Resumo

O artigo apresenta um estado do conhecimento que mapeou pesquisas brasileiras que versam sobre literatura na escola, em particular no espaço do Ensino Médio, buscando compreender como o ensino de literatura nessa etapa da Educação Básica tem sido tratado e discutido, para isso realizamos levantamento no Banco de Teses da CAPES, que se circunscreveu ao período de 2010 a 2015, período disponível pela plataforma da agência. A partir dos descritores "ensino de literatura", "literatura e ensino médio" e "leitura literária e ensino médio" encontrou-se 26 trabalhos, sendo 21 dissertações de mestrado e cinco teses de doutorado. Ao analisá-los não encontramos em nenhum uma discussão que reconheça o fato de que na escola, na prática da sala de aula, a literatura é conteúdo literário e que uma abordagem dessa literatura como arte requer atitudes, recursos e dinâmicas que ainda parecem distantes do contexto escolar.

Palavras-chave: Estado do conhecimento. Literatura e Ensino Médio. Escola.

What the studies reveal about literature in the school: for a state of knowledge

"

Abstract

The article presents a state of knowledge that mapped Brazilian studies on the topic of literature in schools, especially in the high school scenario, seeking to comprehend how the teaching of literature has been approached and discussed in Basic Education. For this purpose, it was compiled data from CAPES Thesis Databank, considering studies that took place from 2010 and 2015. Through the descriptors literature Teaching, literature and high school, and reading of literature and high school, it was found twenty-six studies, in which twenty-one were master's theses and five were doctoral dissertations. Analyzing the studies, we were not able to identify a discussion recognizing the fact that in the school, within the classroom practices, literature is tantamount to literary content, and an approach of this literature requires attitudes, resources, and dynamics what still seems distant from the school context.

Keywords: State of Knowledge. Literature and High school. School."

"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Chirley Domingues

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do Programa de Línguas UNISUL e assistente de extensão da UNISULVIRTUAL. E-mail: Chirley.domingues@yahoo.com.br

Eliane Debus

Professora"do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação." Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail. elianedebus@hotmail.com

Downloads

Publicado

23/06/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 364
  • PDF downloads: 269

Como Citar

DOMINGUES, C.; DEBUS, E. O que dizem as pesquisas sobre literatura na escola: por um estado do conhecimento. Revista Cocar, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 605–632, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1742. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos