Plano Nacional de Educação, Programa Mais Educação e novo Programa Mais Educação: entre perspectivas e desafios

Autores

  • Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho ligiamartha25@outlook.com
  • Alessandra Victor Nascimento Rosa victor.alessandrarosa@gmail.com
  • Luisa Figueiredo do Amaral e Silva luisafigueiredoamaral@gmail.com

Resumo

Resumo

Diante da premência da ampliação da jornada escolar, este ensaio teve, como objetivo, analisar a sexta meta do Plano Nacional de Educação (2014-2024), destacando suas perspectivas e desafios e compará-la às propostas dos programas Mais Educação (PME) e Novo Mais Educação (PNME). A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, apoiada principalmente na análise documental e na pesquisa bibliográfica. Para tanto, fundamentamos nossa análise nas reflexões de Cavaliere (2007; 2009; 2014), Coelho (2009), Dourado e Oliveira (2009), entre outros. Os resultados indicaram que a aprovação do PNE (2014-20124) apresenta um cenário favorável à ampliação da oferta de tempo integral nas escolas públicas. Porém, a sexta meta revela que esta ampliação também se encontra permeada por tensões e disputas entre projetos educativos que representam diferentes grupos, organizações da sociedade civil e disputam espaço, tanto em termos de concepções educacionais, quanto em relação a parcerias público-privadas para a implementação de suas ideias.

Palavras-chave: Jornada Ampliada; Tempo Integral; Plano Nacional de Educação.

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National Education Plan, More Education Program, and new More Education Program: between perspectives and challenges

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Abstract:

In face of the urgency of expanding the school day, this study aimed to analyze the sixth goal of the National Education Plan (2014-2024), emphasizing its perspectives and challenges and comparing it with the proposals of the More Education (PME) and New More Education (PNME). The methodology used was qualitative research, supported mainly by documentary analysis and bibliographic research. For this, we based our analysis on the thoughts of Cavaliere (2007, 2009, 2014), Coelho (2009), Dourado and Oliveira (2009), among others. The results indicated that the approval of the PNE (2014-20124) presents a favorable scenario to the expansion of the full-time offer in public schools. However, the sixth goal reveals that this expansion is also full of tensions and disputes between educational projects that represent different groups, civil society organizations, and dispute space, both in terms of educational conceptions and in relation to public-private partnerships for implementation of their ideas.

Keywords: Extended Day; Full-time; National Education Plan.

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Biografia do Autor

Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho

Doutora em Educação.

Trabalha atualmente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO.

Coordena o NEEPHI- Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral

E.mail: ligiamartha25@outlook.com

Alessandra Victor Nascimento Rosa

Doutora em Educação.

Trabalha atualmente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO.

E.mail: victor.alessandrarosa@gmail.com

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Luisa Figueiredo do Amaral e Silva

Mestre em Educação.

Doutoranda em Educação (PUC-Rio).

E.mail: luisafigueiredoamaral@gmail.com

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Publicado

23/06/2018
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Como Citar

COELHO, L. M. C. da C.; ROSA, A. V. N.; SILVA, L. F. do A. e. Plano Nacional de Educação, Programa Mais Educação e novo Programa Mais Educação: entre perspectivas e desafios. Revista Cocar, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 510–533, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1738. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos