Aprendizagem baseada na resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental: a coagulação do sangue e reserva de energia

Autores

  • Paulo César Gomes pc.gomes@unesp.br
  • Valdemir Ferreira Júnior valdemirferreirajr@gmail.com
  • Wellinton Sartori da Silva wellsartori@hotmail.com

Resumo

Resumo

A Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) trata-se de uma metodologia de ensino inovadora no ensino de Ciências. Nos parâmetros de uma Pesquisa Qualitativa em Educação investigamos: (a) a prática de ensino de uma pedagoga num 5.º ano do Ensino Fundamental (b) as percepções da própria prática educativa; (c) a aplicação de unidades de ensino com base na ABRP em colaboração com um licenciando do curso de Ciências Biológicas. Os resultados sugerem que: (a) a despeito de formar competências mais típicas das ciências naturais, o tempo de aulas de ciências naturais é reiteradamente utilizado para a alfabetização na língua materna (b) os estudantes ainda mantinham dúvidas conceituais básicas, mesmo após terem estudado os conteúdos problematizados; (c) o uso da ABRP deve ser estimulado de forma a valorizar o raciocínio e o pensar dos estudantes.

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ensino de Ciências.

"

Problem based learning: perspectivies for the blood coagulation and energy reserve in elementary school


Abstract

"Problem-Based Learning (PBL) is an innovative teaching methodology in science teaching. We conducted a Qualitative Research in Education and investigated: (a) the teaching practice of a teacher of the 5th year of Elementary Education (b) her perceptions about your educational practice; (c) joint application with a undergraduate biological sciences course of teaching units sciences based in the PBL. Our results suggest: (a) in spite of the formation of more typical competences of the natural sciences, the time of classes of natural sciences is repeatedly used in the literacy of the language (b) students still had conceptual doubts, even after having studied the contents problematized; (c) that the use of PBL values students' reasoning and experience.

Keywords: Problem-Based Learning. Elementary School. Science education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Gomes

Mestre e Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Bauru - SP). Docente do Departamento de Educação do Instituto de Biociências de Botucatu, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Câmpus Paranavaí. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3637285622123132 Contato: pc.gomes@unesp.br

Valdemir Ferreira Júnior

Licenciado em Ciências Biológicas (UNESP, 2017). Bolsista da Pró-reitoria de Graduação PROGRAD/UNESP, Programa Núcleos de Ensino. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8337939269970090 contato: valdemirferreirajr@gmail.com

"

Wellinton Sartori da Silva

Licenciado em Ciências Biológicas (UNESP, 2016). Bolsista da Pró-reitoria de Graduação PROGRAD/UNESP, Programa Núcleos de Ensino. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3062832595402140 contato: wellsartori@hotmail.com

Downloads

Publicado

23/06/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 379
  • PDF downloads: 197

Como Citar

GOMES, P. C.; JÚNIOR, V. F.; SILVA, W. S. da. Aprendizagem baseada na resolução de problemas nos anos iniciais do ensino fundamental: a coagulação do sangue e reserva de energia. Revista Cocar, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 439–466, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1735. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos