Saberes dos professores da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem

Autores

  • Nilton César Granvile raizz18@yahoo.com.br
  • Adriana Katia Corrêa adricor@eerp.usp.br

Resumo

Resumo

A docência na educação profissional técnica de nível médio em enfermagem é uma das dimensões importantes na qualificação da formação de trabalhadores técnicos, no Brasil. Apesar disso, é marcada por fragilidade nos processos formativos, adversas condições de trabalho, incluindo, a precariedade. O objetivo é descrever e analisar os saberes dos professores de uma escola privada de educação profissional em enfermagem, no município de Ribeirão Preto, considerando suas vivências na prática pedagógica, a partir de referencial de Tardif. "Trata-se de pesquisa descritivo-exploratória e qualitativa. A técnica de coleta de dados utilizada foi entrevista semiestruturada com 13 professores, realizadas de novembro de 2014 a fevereiro de 2015. As entrevistas foram analisadas, mostrando significativamente as relações com a diversidade nas possibilidades de formação, dada a fragilidades das políticas de formação docente, bem como suas relações com as condições concretas de trabalho na educação profissional, o que traz implicações para a conformação dos saberes da docência.

Palavras-chave: Educação Profissionalizante. Docência. Enfermagem.

"

Knowledge of technical education teachers in nursing

"

"


Abstract

Teaching in technical professional education of mid-level nursing is an important dimension in the quality of training technical workers in Brazil. Nevertheless, it is marked by weakness in the formative processes, adverse working conditions, including the precariousness. The aim is to describe and analyze the knowledge of teachers from a private school of professional nursing education, in Ribeirão Preto, considering his experiences in pedagogical practice, from Tardif benchmark. Descriptive and exploratory qualitative study. The data collection technique used was semi-structured interviews with 13 teachers, carried out between November 2014 and February 2015. The interviews were analyzed, showing significant relations with diversity in training possibilities, given the weaknesses of teacher education policies, as well as its relations with the concrete conditions of work in education, which has implications for the conformation of teacher knowledge.

Keywords: Technical education; Teaching; Nursing.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilton César Granvile

Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo EERP/USP-Programa de Pós -Graduação em Enfermagem Fundamental EERP-USP. Enfermeiro (Bacharel e Licenciado em Enfermagem) Professor no Ensino Profissional Técnico de Nível Médio em Enfermagem. Email: raizz18@yahoo.com.br

Adriana Katia Corrêa

Profa. Dra. "Associada ao Departamento de Enfermagem Geral e Especializada da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo (EERP/USP). Professora atuante nas disciplinas de educação profissional I e II e nos estágios supervisionados em educação profissional técnica de nível médio em enfermagem do curso de bacharelado e licenciatura em enfermagem da EERP/USP. Email: adricor@eerp.usp.br

Downloads

Publicado

23/06/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 217
  • PDF downloads: 194

Como Citar

GRANVILE, N. C.; CORRÊA, A. K. Saberes dos professores da educação profissional técnica de nível médio em enfermagem. Revista Cocar, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 408–438, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1734. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos