Educação escolar em contextos interculturais amazônicos: reflexões a partir de concepções de professores indígenas Gavião Ikolen de Rondônia

Autores

  • Genivaldo Frois Scaramuzza scaramuzza1@gmail.com

Resumo

Resumo: O texto em tela apresenta os resultados de pesquisas desenvolvidas junto ao povo indígena Gavião Ikolen de Rondônia. Tem como principal objetivo, problematizar a concepção de professores indígenas Gavião de Rondônia a respeito da escola de modo a compreender o significado e articulação dos processos educacionais escolares. Expõe desafios na produção da escola diferenciada, principalmente a tensa relação entre concepções de escola/educação indígena com as concepções postas por um estado centrado na modernidade e referenciado pela colonialidade. Tais tensões estão articuladas pelos conflitos e relações de poder entre as diferentes lógicas de conhecimento que aparecem na escola provocando rupturas epistemológicas orientadas por uma tradução intercultural do que é a educação escolar.

Palavras-Chave: Educação indígena. Saberes. Interculturalidade. Colonialidade.

"

School education in amazon intercultural contexts: reflections from conceptions of indigenous teachers of Gavião Ikolen de Rondônia

"

Abstract: The text on the screen shows the results of research carried out with the indigenous people of GaviãoIkolen de Rondônia. Its main objective is to problematize the conception of indigenous Gavião de Rondônia teachers about the school in order to understand the meaning and articulation of the school educational processes. It exposes challenges in the production of the differentiated school, mainly the tense relation between concepts of school/indigenous education with the conceptions put by a state centered on modernity and referenced by coloniality. Such tensions are articulated by the conflicts and power relations between the different logics of knowledge that appear in the school provoking epistemological ruptures oriented by an intercultural translation of what is the school education.

Keywords: Indigenous education. Knowledge. Interculturalism. Coloniality.

"

"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Genivaldo Frois Scaramuzza

Doutor em Educação (UCDB). Professor da Universidade Federal de Rondônia - UNIR E.mail: scaramuzza1@gmail.com

Downloads

Publicado

23/06/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 152
  • PDF downloads: 116

Como Citar

SCARAMUZZA, G. F. Educação escolar em contextos interculturais amazônicos: reflexões a partir de concepções de professores indígenas Gavião Ikolen de Rondônia. Revista Cocar, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 364–383, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1732. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos