As reformas do ensino e a formação de um currículo nacional no Brasil

Autores

  • Tascieli Feltrin tascifeltrin@gmail.com
  • Guilherme Carlos Corrêa gcarloscorrea@gmail.com
  • Fernanda Monteiro Rigue fernanda_rigue@hotmail.com

Resumo

Resumo

O presente trabalho busca através de uma genealogia analisar brevemente as forças políticas que convergiram na criação da Escola Nacional e apresentar os elementos que influenciaram na definição de um currículo nacional e suas implicações na vida de todos os brasileiros. São marcas importantes neste processo de criação de um sistema de ensino público, laico e estatal a Reforma Pombalina ocorrida em 1759, a Lei Saraiva de 1881, a primeira Guerra Mundial (1914-1918), a emergência do fascismo europeu, os Movimentos da Escola Nova e de Renovação Católica e com destaque as Reformas Benjamim Constant (1890), Francisco Campos (1931) e Gustavo Capanema (1942).

Palavras-chave: Currículo. Escola Nacional. Reformas do Ensino.

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Educational reforms and the formation of a national curriculum in Brazil

Abstract

The article aims to briefly analyze the political forces that converged on the creation of National School and to present the elements that influenced the definition of a national curriculum and its implications in the lives of all Brazilians. There are important marks in this process of creating a public education system, such as the Pombaline Reform occurred in 1959, the Saraiva Law of 1881, the First World War (1914-1918), the European fascism, the Movement for New School and Catholic Renovation and the Reforms of Benjamin Constant (1890), Francisco Campos (1931) and Gustavo Capanema (1942).

Keywords: Curriculum. National School. Educational Reforms.

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Biografia do Autor

Tascieli Feltrin

Graduada em Letras Português/ Espanhol e respectivas literaturas. Especialista em Gestão Escolar, e"Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Atua como professora da rede Municipal, ministrando a disciplina de língua portuguesa. Tutora no curso de Graduação de Professores para Educação Profissional - UAB

Guilherme Carlos Corrêa

Doutor em Ciências Sociais-Política pela PUC/SP, professor adjunto nos curso deformação de professores para Ciências, Química e Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM/RS.

Fernanda Monteiro Rigue

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação. Graduada em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul.

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Publicado

22/06/2018
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Como Citar

FELTRIN, T.; CORRÊA, G. C.; RIGUE, F. M. As reformas do ensino e a formação de um currículo nacional no Brasil. Revista Cocar, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 288–317, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1729. Acesso em: 7 dez. 2024.

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