Desafios na inclusão de surdos na aula de matemática

Autores

  • Salvador Cardoso Silva Muniz umsalvadoor@gmail.com
  • Jurema Lindote Botelho Peixoto jurema@uesc.br
  • Zulma Elizabete de Freitas Madruga betefreitas.m@gmail.com

Resumo

Resumo

Este artigo objetiva identificar os desafios e possibilidades do ensino de Matemática no contexto da inclusão de surdos. Para tanto, foram realizadas entrevistas com professores de Matemática, Tradutor Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (TILS) e estudantes surdos, para entender como esses sujeitos se envolvem no processo de ensino e de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, na qual foram analisadas as entrevistas dos três sujeitos colaboradores do estudo. Todos eles, pertencentes a mesma turma, nono ano de uma escola pública do sul da Bahia. A partir das convergências e divergências verificadas na análise, apontamos algumas práticas de ensino favoráveis e desfavoráveis para a inclusão de surdos na sala de aula. Observamos ainda equívocos no que diz respeito ao conceito da inclusão de surdos, e entendemos que o diálogo entre a Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e os professores poderá diminuir os desafios da escola e aumentar as possibilidades, como um todo.

Palavras-chave: Educação Matemática. Educação Inclusiva. Surdez.

Challenges in the inclusion of deaf students in mathematics class

Abstract

This article aims to identify the challenges and possibilities towards teaching Mathematics in the context of deaf people inclusion. For this purpose, it was carried out interviews with Math teachers, Brazilian Sign Language Interpreter, and deaf students, to comprehend how these subjects are involved in the teaching and learning process. It is qualitative research, in which was analyzed the interview of the three participants of the study who are from the same class, ninth grade of a public school in the south of Bahia. Considering the similar and divergent aspects analyzed, we pointed out a few positive teaching practices, and others"not so much, towards the integration of deaf students in classrooms. We also noticed some misunderstandings regarding the concept of deaf student’s inclusion and we believe the dialogue between the"Multifunction"Resources Room (MRR) and the teachers will be able to decrease the challenges of the school and increase possibilities.

Kaywords: Mathematics Education. Inclusive Education. Deafness.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salvador Cardoso Silva Muniz

Pós-Graduando em Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais - UFBA
Mestre em Educação Matemática - UESC

Licenciado em Matemática - UFRB

"

Jurema Lindote Botelho Peixoto

Doutora em Difusão do Conhecimento. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz

Zulma Elizabete de Freitas Madruga

Doutora em ensino de ciências em Matemática. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual de Santa Cruz

Downloads

Publicado

22/06/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 439
  • PDF downloads: 291

Como Citar

MUNIZ, S. C. S.; PEIXOTO, J. L. B.; MADRUGA, Z. E. de F. Desafios na inclusão de surdos na aula de matemática. Revista Cocar, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 215–239, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1725. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos