Autorregulação da aprendizagem: panorama nacional dos estudos de intervenção no Ensino Superior

Autores

  • Aline Guilherme Maciel alinegmaciel@yahoo.com.br
  • Paula Mariza Zedu Alliprandini paulaalliprandini@uel.br

Resumo

Resumo

A autorregulação da aprendizagem é um construto que vem ganhando notoriedade na área da Psicologia Educacional por promover melhorias na aprendizagem. O objetivo dessa pesquisa foi sistematizar e analisar os estudos científicos disponibilizados pelas bases nacionais acerca da intervenção em autorregulação da aprendizagem no ensino superior nos últimos cinco anos. Para isso, foram realizadas as buscas nas plataformas da Scielo.br, Portal de Periódicos Capes/MEC, Biblioteca Virtual em Saúde e Banco de Teses e Dissertações da Capes. Como critério de inclusão considerou-se os trabalhos que abordassem algum tipo de intervenção em autorregulação da aprendizagem no ensino superior. Identificaram-se cinco artigos, duas dissertações e seis teses sobre o assunto. As pesquisas relatam que a autorregulação da aprendizagem pode ser desenvolvida por programas de ensino e revelam a importância de se promover o ensino da aprendizagem autorregulada no ensino superior. Melhorias nos aspectos motivacionais também foram apontadas. Ressalta-se, ainda, algumas limitações e necessidade de estudos similares.

Palavras-chave: Autorregulação da aprendizagem. Intervenção no ensino superior. Produção científica.

Self-regulated learning: national overview of intervention in higher education studies

Abstract

Self-regulated learning is a construct that has been gaining notoriety in Educational Psychology for promoting improvements in the learning process. The research aimed to systematize and analyze the scientific studies made available by the national databases about the intervention in self-regulated learning in higher education in the last five years. For that, the searches were carried out on the platforms Scielo.br, Portal de Periódicos Capes/MEC, Biblioteca Virtual em Saúde, and Banco de Teses e Dissertações da Capes. For the inclusion criterion, it was considered the studies that approached some type of intervention in self-regulated learning in higher education. It was identified five articles, two dissertations and six theses discussing the subject. The research reports that self-regulated learning can be developed through teaching programs and reveal the importance of promoting the teaching of self-regulated learning in higher education. Improvements in motivational aspects were also pointed out. Some limitations and the need for similar studies are also highlighted.

Keywords: self-regulated learning; intervention in higher superior education; scientific production

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Biografia do Autor

Aline Guilherme Maciel

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Londrina. Bolsista Capes.

Paula Mariza Zedu Alliprandini

Pós-Doutora junto ao Departamento de Psicologia da Cornell University, Ithaca, USA. Docente junto ao Departamento de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

22/06/2018
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Como Citar

MACIEL, A. G.; ALLIPRANDINI, P. M. Z. Autorregulação da aprendizagem: panorama nacional dos estudos de intervenção no Ensino Superior. Revista Cocar, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 145–167, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1722. Acesso em: 1 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos