Saber-se para formar: um percurso de autoformação e construção identitária mediado pela escrita de uma narrativa autobiográfica

Autores

  • Lilian Ghiuro Passarelli liliangp@uol.com.br
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
  • Claudia Maria Durán Meletti claudiameletti@gmail.com
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Resumo

Resumo

O presente artigo faz uma retrospectiva dos usos narrativas autobiográficas na formação de formadores e relata a experiência de uma aluna do Mestrado Profissional em Educação: Formação de Formadores (Formep), da PUC-SP, fundamentando-se em Nóvoa (1995, 2009), Josso (1999, 2007), Pineau (1999, 2006), Passarelli (2002), Zabalza (2004), Canário (2006) e Placco e Souza (2006). Nessa retrospectiva, a escrita funcionou como um meio e um espaço próprio de reflexão crítica sobre a formação e a prática profissional. Escrito à moda de memorial, o texto final articulou a história de vida e formação da mestranda às referências teóricas do campo da formação docente e deu materialidade ao percurso de autoformação e de construção identitária vivenciado por ela durante o curso.

Palavras-chave: Autoformação. Narrativa autobiográfica. Construção identitária.

Knowing yourself to educate: the path of self-formation and identity construction of a trainer narrated by the lines of her life story


Abstract

This article presents a retrospective of autobiographical narrative uses in the formation of trainers and it also reports the experience of a student of the Professional Masters in Education: Training of Trainers, from PUC-SP (Formep), based on Nóvoa (1995, 2009), Josso (1999, 2007), Pineau (1999, 2006), Passarelli (2002), Zabalza (2004), Canário (2006) and Placco e Souza (2006). In this retrospective, writing functioned as a medium and a space of critical reflection on professional training and practice. It is written in the genre of a memorial, the final text articulated the life history and formation of the master's student to the theoretical references of the field of teacher training and concretized the path of self-formation and identity construction experienced by her during the course.

Keywords: self-formation - autobiographical narrative - identity construction

"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Ghiuro Passarelli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio pós-doutoral em Educação Linguística Continuada no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade de Campinas (2005). Professora doutora do Departamento de Português da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa: Estudos da Linguagem para Ensino do Português. Temas de pesquisa: ensino de língua materna, português para fins específicos, educação linguística continuada, processo da escrita e avaliação em larga escala

Claudia Maria Durán Meletti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa e mestre pelo Programa de Estudos Graduados em Educação: Formação de Formadores (Formep), ambos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos da Linguagem para Ensino do Português (Gelep-Pucsp). Pedagoga com experiência na formação de professores, coordenação pedagógica e orientação educacional

Downloads

Publicado

22/06/2018
Métricas
  • Visualizações do Artigo 342
  • PDF downloads: 182

Como Citar

PASSARELLI, L. G.; MELETTI, C. M. D. Saber-se para formar: um percurso de autoformação e construção identitária mediado pela escrita de uma narrativa autobiográfica. Revista Cocar, [S. l.], v. 12, n. 23, p. 60–84, 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1719. Acesso em: 7 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos