Pós-graduação e formação do professor para a pesquisa
Resumo
O estudo se baseia no relato de 30 professores"sobre o curso de mestrado que concluíram"recentemente como via de preparação para"a pesquisa. As conclusões confirmam a"importância do curso e apontam para a discussão"de vários de seus aspectos: o sistema de seleção"dos candidatos, o conjunto de disciplinas"e atividades oferecidas, a participação em"grupos de pesquisa, o estímulo à produção"discente, o processo de orientação e defesa"da dissertação e todo o conjunto de recursos"oferecidos pela instituição universitária na"qual se situa o programa de pós-graduação."O conjunto de entrevistados reconheceu a"influência da experiência vivida no mestrado"sobre sua concepção de pesquisa, seu potencial"e limitações."Palavras-chave: Mestrado. Pesquisa. Formação. Professor da Educação Básica.""Post-graduation and teacher education for research""The study is based on a report of 30 teachers on the Master’s Degree they concluded recently, as a way of preparing for research practice. The findings confirm the importance of the course and point to the discussion of several of its aspects: the system for selecting candidates, the set of disciplines and activities offered, the participation in research teams, the advising process and judgment of the dissertation and the set of resources offered by the university where is located the post-graduate program. The group of respondents acknowledged the influence of the Master’s experience on their research conception, its potential and limitations."Keywords:"Master’s Degree. Research. Teachers of Basic Education"Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Métricas
- Visualizações do Artigo 90
- PDF downloads: 199
Como Citar
LÜDKE, M. Pós-graduação e formação do professor para a pesquisa. Revista Cocar, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 32–44, 2012. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/157. Acesso em: 18 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos