Educação, Meio Ambiente e Cultura

Autores

  • Denise Souza Simões Rodrigues no@email.com
    Universidade do Estado do Pará

Resumo

Neste artigo pretendo oferecer um breve resumo da evolução histórica da proposta de educação ambiental e analisar alguns conceitos importantes sobre esse campo. Entre as contribuições teóricas mais relevantes destaco a concepção de Castoriadis e sua visão sobre o processo de instituição imaginária social que promove a adesão dos indivíduos ao modelo capitalista. Busco estabelecer uma ponte entre a teoria social sobre a questão ecológica e a cultura através da utilização dos conceitos de racionalidade ambiental e desenvolvimento humano sustentável, conjugadas à incorporação dos saberes que a diversidade cultural oferece no Brasil e na Amazônia em particular. Finalmente lanço um olhar sobre as relações estabelecidas entre a diversidade cultural, a globalização e a questão ambiental.

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Publicado

30/01/2012
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Como Citar

RODRIGUES, D. S. S. Educação, Meio Ambiente e Cultura. Revista Cocar, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 59–68, 2012. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/143. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos