Educação, Meio Ambiente e Cultura
Resumo
Neste artigo pretendo oferecer um breve resumo da evolução histórica da proposta de educação ambiental e analisar alguns conceitos importantes sobre esse campo. Entre as contribuições teóricas mais relevantes destaco a concepção de Castoriadis e sua visão sobre o processo de instituição imaginária social que promove a adesão dos indivíduos ao modelo capitalista. Busco estabelecer uma ponte entre a teoria social sobre a questão ecológica e a cultura através da utilização dos conceitos de racionalidade ambiental e desenvolvimento humano sustentável, conjugadas à incorporação dos saberes que a diversidade cultural oferece no Brasil e na Amazônia em particular. Finalmente lanço um olhar sobre as relações estabelecidas entre a diversidade cultural, a globalização e a questão ambiental.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30/01/2012
Métricas
- Visualizações do Artigo 222
- PDF downloads: 101
Métricas
- Visualizações do Artigo 222
- Sem título () downloads: 0
Como Citar
RODRIGUES, D. S. S. Educação, Meio Ambiente e Cultura. Revista Cocar, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 59–68, 2012. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/143. Acesso em: 21 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos