Sanção Educativa: Indagações Provisórias

Autores

  • Nilda de Oliveira Bentes Universidade do Estado do Pará

Resumo

O presente artigo é uma contribuição para pensar acerca da sanção educativa na dinâmica do processo interativo da sala de aula. Nesse movimento o que está em foco são as relações sociais de sala de aula, o que caracteriza o texto como uma reflexão ainda em curso, cuja compreensão mesmo de caráter fragmentário, garante uma certa consistência naquilo que discutimos neste espaço. Esses questionamentos são indagações provisórias, mas temos clareza quanto à relação delas com a formação social humana e com a alfabetização sociocultural, na qual se aprende sobre as posturas aceitáveis na escola e nos demais âmbitos de convivência do cotidiano. Para delinear as facetas da sanção educativa, tomamos como referências teóricas a abordagem dialógica de Bakhtin e a teoria histórico-cultural, nas proposições de Vygotsky. Complementarmente, exploramos outras contribuições teóricas para sustentar o texto. As idéias aqui articuladas, partilham com outros interlocutores comentários que, muito embora, sejam aproximações inconclusas são apontamentos relevantes para iniciar o diálogo.

Palavras-Chave: Sanção educativa. Interação. Sala de aula. Posturas aceitáveis.

Educational sanction: provisional inquiries

The present article intends to be a contribution to think on the educational sanction in the dynamics of the interactive process of the classroom. In that movement we put the focus of the social relationship of the classroom, what characterizes the present text as a reflection still in course, which comprehension, yet of fragmentary character, guarantees some consistency in what we discussed in this space. These questions are still temporary inquiries, but it is clear for us that all this is related with the human social formation and with socio-cultural literacy, in which it is learned about the acceptable postures at school and in other scopes of daily "coexistence. In order to delineate the facets of the educational sanction, we took as theoretical references the" dialogic approach of M. Bakhtin's and the historical-cultural theory, in the propositions "of L. Vygotsky's. Complementing these views, we explored other theoretical contributions to support the text. The ideas articulated here share with other partners some comments that, although they are unconcluded approaches, they are relevant notes to begin the dialogue.


Keywords: Educational sanction. Interaction. Classroom. Acceptable postures.

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