A Formação Continuada de Professores: Percepções da Prática de Formação
Resumo
Este artigo reflete sobre a formação continuada de professores tendo como referências levantamentos de pesquisas empíricas realizadas desde 1988 sobre o que pensam os professores sobre a prática de formação continuada da Secretaria Municipal de Educação de Belém. Estes levantamentos possibilitaram retratar experiências particulares de formação continuada realizadas por uma Rede de Ensino. Como aporte teórico utilizam-se autores que discutem sobre a formaçào continuada como Nóvoa (1992); Schon (1992); Zeichner (1992) e Barbosa (2004). Reflete-se, ainda, acerca do processo de formação como parte importante da trajetória de formação de professores. O estudo aponta alguns caminhos para se pensar os cursos de formação continuada, envolvendo professores da rede pública e, algumas possibilidades para melhoria da prática formativa, tomando como referência suas percepções sobre a prática de formação.
Palavras-chave: Formação continuada. Prática de formação de professores.
The Teacher's Continued formation: perceptions of the formation practice
This article reflects on teacher continuing formation, having as references surveys of empirical research carried out since 1988, concerning what teachers think about the continued formation practice of the Municipal Secretary of Formation of Belém. These surveys made possible to portray particular experiences of continuing formation carried out by a Teaching Net. As a theoretical basis continued formation, such as Nóvoa (1992); Schon (1992); Zeichner (1992) and Barbosa (2004). This article also reflects on the formation process as an important part of the teacher formation trajectory. The study points to some ways of think about continuing formation courses, involving teachers from public school, and some possibilities to improve the formative practice, considering as reference the teacher perceptions about formation practice.
Keywords: Continuing education. Teacher formation practice.
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