Identidade docente: as representações de professores em Ciampa e Marx

Autores

  • Maria Francisca Ribeiro Corrêa mariafrcorrea@yahoo.com.br
    UFPA
  • Waldir Ferreira de Abreu awaldir@ufpa.br
    UFPA
  • Damião Bezerra Oliveira damiao.bezerra@ufpa.br
    UFPA

Resumo

Resumo

O presente artigo resulta de uma análise construída através de pesquisa bibliográfica e tem como objetivo analisar as concepções sobre as representações de professores construídas a partir do pensar de Ciampa (2001), cujos interesses e percepções aproximam as concepções e posições da Psicologia Social e do Materialismo Histórico Dialético no sentido de pensar as representações de professores, enquanto uma construção social, histórica, política e cultural que se dá a partir da efetividade da prática pedagógica. Além de corroborar para uma discussão que compreende a construção dessas representações a partir da posição social que o indivíduo ocupa num determinado contexto sociocultural, as trajetórias de vivências e experiências profissionais e pessoais que metamorfoseiam essas identidades, formando e transformando os sujeitos nos seus tempos/espaços/lugar.

Palavras-chaves: Identidade. Representação. Cultura.

Teacher identity: representation of teachers in Ciampa and Marx


Abstract

This paper is the result of an analysis achieved through a bibliographic research that aimed at analyzing how teachers are represented by Ciampa (2011), whose interests bring together notions and approaches from Social Psychology and Dialectical and Historical Materialism, to think representations of teachers as a social, historical, political and cultural construct that materializes through teaching practice. In addition, it corroborates with a discussion that encompasses the construction of such representations from the social stand one occupies in a given sociocultural context, the course of one’s life, professional and personal experiences that metamorphose such identities, forming and transforming individuals concerning their particular period/space/place.

"

Keywords: Identity. Representation. Culture.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Francisca Ribeiro Corrêa, UFPA

Mestre em Educação e Cultura pelo Programa de Pós Graduação em Educação e Cultura- Campus de Cametá/UFPA. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Infância e Filosofia - GEPEIF/UFPA. Bolsista da FAPESPA. Especialista em Educação. Pedagoga. Técnica em Educação - SEDUC/PA. E-mail: mariafrcorrea@yahoo.com.br

Waldir Ferreira de Abreu, UFPA

Pós-doutor em Ciências da Educação. Doutor em Ciências Humanas e Educação pela PUC-Rio. Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia - GEPEIF/UFPA/CNPQ. "E-mail: awaldir@ufpa.br . Faz parte do Corpo Docente do Mestrado em Educação e Cultura- PPEGEDUC/Campus de Cametá/UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) /ICED-UFPA.

Damião Bezerra Oliveira, UFPA

Doutor em Educação pela PUC-Rio. Professor Adjunto de Filosofia da Educação na Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia - GEPEIF/UFPA/CNPQ. "Líder do Grupo de Pesquisa em Filosofia, Ética e Educação (GEPEFEE/UFPA) - Faz parte do Corpo Docente do Mestrado em Educação e Cultura- PPEGEDUC/Campus de Cametá/UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) /ICED-UFPA. E-mail: damiao.bezerra@ufpa.br

"

Downloads

Publicado

16/09/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 174
  • PDF downloads: 145

Como Citar

CORRÊA, M. F. R.; ABREU, W. F. de; OLIVEIRA, D. B. Identidade docente: as representações de professores em Ciampa e Marx. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 491–511, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1304. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos