Pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio: ressignificando a formação continuada de professores

Autores

  • Francisco Jeovane do Nascimento jeonasc@hotmail.com
    SEDUC/CE
  • Regiane Rodrigues Araújo regiane.araujjo@hotmail.com
    UFC/CE
  • Maria do Socorro Lucena Lima aze.riche@hotmail.com
    UECE/CE

Resumo

Resumo

Reflete a respeito da formação vivenciada pelo grupo de professores participante do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), em um município do interior cearense, bem como a possibilidade de ressignificação do trabalho, que tal vivência possibilitou a estes profissionais. Utilizando a pesquisa-ação (TRIPP, 2005) e qualitativa (PÁDUA, 2004), fez-se um estudo bibliográfico, para analisar as implicações do PNEM na vida e no trabalho dos docentes inseridos neste processo formativo, tomando como base principal as pesquisas de Pimenta e Lima (2012) e Marcelo (2009). O estudo evidenciou como resultado a reflexão sobre a possibilidade de o Programa atuar como um espaço de atividades coletivas em prol da melhoria do trabalho docente com suporte na realidade com a qual interage, o debate a respeito das condições de trabalho e o indicativo de desenvolvimento profissional dos docentes.

Palavras-chave: PNEM; Aprendizagem Cooperativa; Formação Continuada;

National pact for the strengthening of high school: resignifying the continuing education of teachers"


Abstract

This paper reflects about the training experienced by the group of participating teachers of the National Pact for the Strengthening of High School (PNEM), in a city of Ceará state, as well as the possibility of resignification of the work, that this experience enabled these professionals. Using action research (TRIPP, 2005), and qualitative one (PADUA, 2004), a bibliographic study was carried out to analyze the implications of PNEM in the life and work of teachers included in this training process, taking as main base the research of Pimenta and Lima (2012), and Marcelo (2009). The study highlighted as a result the reflection on the possibility of the Program act as a space for collective activities for the improvement of teaching, supported in the reality with which it interacts, the debate on working conditions and the indicative of professional development of teachers.

Keywords: PNEM. Cooperative learning. Continuing education

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Jeovane do Nascimento, SEDUC/CE

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/CE); Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/CE); Professor da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC/CE). E-mail: jeonasc@hotmail.com

Regiane Rodrigues Araújo, UFC/CE

Licenciada em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/CE); Especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior e Educação Continuada pela Faculdade de Juazeiro do Norte (FJN/CE); Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/CE); Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC/CE). E-mail: regianearaujjo@hotmail.com

"

Maria do Socorro Lucena Lima, UECE/CE

Graduada em Letras e em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA/CE); Mestre em Educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC/CE); Doutora em Educação, com Pós-Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP/SP); Líder do Grupo de Pesquisas sobre a Formação do Educador (GEPEFE- UECE/CE). Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE/CE). E-mail: azeriche@hotmail.com

Downloads

Publicado

16/09/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 261
  • PDF downloads: 172

Como Citar

DO NASCIMENTO, F. J.; ARAÚJO, R. R.; LIMA, M. do S. L. Pacto nacional pelo fortalecimento do ensino médio: ressignificando a formação continuada de professores. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 117–141, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1285. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos