Educação em tempo integral: formação omnilateral, forma escolar e currículo

Autores

  • Fernanda Ribeiro de Souza fernanda.souza@ifpr.edu.br
    UNIOESTE
  • Clésio Acilino Antonio clesioaa@hotmail.com
    UNIOESTE

Resumo

Resumo

Este artigo discute a organização curricular no âmbito da educação em tempo integral, ressaltando aspectos da organização dos espaços, dos tempos e do currículo da escola moderna, reproduzidos nas experiências escolares. Aborda a formação omnilateral fundamentada no trabalho como princípio educativo, em categorias como a auto-organização e a emancipação. Defende uma escola voltada para a formação integral, dialogando com teóricos como Apple (2006), Canário (2003; 2005; 2006), Freitas (2005; 2009), Makarenko (2002), Manacorda (2007), Marx e Engels (1992), Marx (1996), Pistrak (2000) e outros. Evidencia que a ampliação do tempo escolar ainda se limita à oferta de uma educação fragmentada e minimalista, que repete as mesmas práticas e experiências formativas instituídas tradicionalmente no âmbito escolar.

Palavras-chave: Educação em tempo integral. Educação integral. Organização curricular.

Full-time education: omnilateral training, school form and curriculum


Abstract

This article discusses the curricular organization in the context of full-time education, highlighting aspects of the organization of space, time and the curriculum of the modern school, reproduced in school experiences. It addresses the omnilateral training based on the work as an educational principle, in categories such as self-organization and emancipation. It defends a school focused on the integral formation, dialoguing with theorists such as Apple (2006), Canary (2003; 2005; 2006), Freitas (2005; 2009), Makarenko (2002), Manacorda (2007), Marx and Engels (1992), Marx (1996), Pistrak (2000) and others. It shows that the expansion of school time is still limited to the provision of a fragmented and minimal education, which repeats the same practices and formative experiences traditionally established in the school.

Keywords: Full-time education. Integral education. Curriculum organization.

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Biografia do Autor

Fernanda Ribeiro de Souza, UNIOESTE

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Pedagoga no Instituto Federal do Paraná, Campus Coronel Vivida. E-mail: fernanda.souza@ifpr.edu.br.

Clésio Acilino Antonio, UNIOESTE

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente na área de currículo escolar nos cursos de Pedagogia"e no Mestrado em Educação"da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Francisco Beltrão. Membro do Grupo de Pesquisa RETLEE/CNPq. E-mail: clesioaa@hotmail.com.

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Publicado

16/09/2017
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Como Citar

SOUZA, F. R. de; ANTONIO, C. A. Educação em tempo integral: formação omnilateral, forma escolar e currículo. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 43–65, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1281. Acesso em: 2 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos