Educação integral não é um privilégio e sim um direito! A educação integral na escola em tempo integral

Autores

  • Teodoro Adriano Costa Zanardi zanardi@pucminas.br
    PUC-MG

Resumo

Resumo

O presente artigo pretende discutir, a partir da premissa segundo a qual Educação é um direito e não um privilégio, defendida por Anísio Teixeira, a potencialidade da Educação Integral como novo tempo que proporciona um espaço dialógico e crítico." Temos como ponto de partida o resgate da curta história brasileira na busca da ampliação do tempo escolar como direito de todos, para, então, apresentarmos as conquistas normativas ocorridas nos últimos anos no sentido de garantir uma Educação em Tempo Integral. Ao distinguirmos a Educação em Tempo Integral da Educação Integral, fazemos a defesa do acesso à jornada ampliada e da necessidade de construção de um projeto curricular integrado e integral fundado no contexto da escola e na realidade de seus sujeitos. Como referência para construção de uma proposta curricular comprometida com o diálogo entre os sujeitos e a contextualização do conhecimento, o pensamento de Paulo Freire se faz presente em razão de sua atualidade com esse compromisso.

Palavras-chave: Educação Integral. Escola em Tempo Integral. Currículo. Paulo Freire.

"

Integral education is not a privilege, it is a right! Integral education in full-time schools

Abstract

This article aims to discuss, from the premise that education is a right and not a privilege held by Anísio Teixeira, the integral education´s potential as a new time providing a dialogical and critical space. We have as a starting point the redemption of short Brazilian history in the pursuit of expansion of school time as a right of all, and then, to introduce the normative achievements in the last in order to ensure full time education. By distinguishing full-time Integral Education, we defend the access to extended school day and the need to build an integrated and comprehensive curriculum design based on both the school context and the reality of its subjects. As a reference for building a curriculum proposal committed to the dialogue between the subjects and the contextualization of knowledge, the thought of Paulo Freire is presented due to its relevance with this commitment.

Keywords: Integral education; Full-time school; Curriculum; Paulo Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teodoro Adriano Costa Zanardi, PUC-MG

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e da Faculdade Mineira de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutor em Educação pela Universität zu Köln. E-mail: zanardi@pucminas.br

Downloads

Publicado

16/09/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 361
  • PDF downloads: 341

Como Citar

ZANARDI, T. A. C. Educação integral não é um privilégio e sim um direito! A educação integral na escola em tempo integral. Revista Cocar, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 19–42, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1280. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos