Educação para o Pensar na Amazônia: A Trajetória do Programa Filosofia para Crianças no Município de Oriximiná

Autores

  • Claudene Souza da Silva no@email.com
    Universidade do Estado do Pará

Resumo

O texto apresenta o resultado de uma pesquisa sobre o Programa Filosofia para Crianças e sua implantação no município de Oriximiná. Toma como referência os trabalhos de Lipman (1990), Sharp (1996) e Sátiro (1996). Coloca em destaque a filosofia como forma de pensamento, o programa de Filosofia para Crianças, o que é uma comunidade de investigação, a importância do diálogo e a educação para o Pensar. O lócus da pesquisa foi a Escola Professor Jonathas Pontes Athias, cujos trabalhos iniciaram-se em julho de 1997, com a realização do curso básico para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries. Como abordagem metodológica foi usada a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso e os métodos de produção de dados foram a entrevista semi-estruturada e a observação participante. A pesquisa ainda enseja toda uma caminhada histórica dos trabalhos iniciais com a Filosofia para Crianças no Brasil, bem como sua história de implantação no município de Oriximiná-Pará. E, conclui com as concepções dos professores sobre Filosofia para Crianças.

Palavras-Chave: Comunidade de investigação, Filosofia. Educação.

Education for the thinkinq in the Amazon; the trajectory of the philosophy program to children in the municipality of Oriximimá

The text presents the result of a research on the Programa Filosofia para Crianças and its implantation in the municipality of Oriximiná. It takes as reference the works of Lipman (1990), Sharp (1996) and Sátiro (1996). It points out the philosophy as form of thought, the Programa Filosofia para Crianças, what is an investigation community, the importance of the dialogue and the edueation for the Thinking. The research lócus was the Professor Jonathas Pontes Athias, whose works began in July, with the accomplishment of the basic course for teachers of Infantile Education and Fundamental Teaching from 1st to 4th grade series. As methodological approach was used the qualitative research of the case study type and the methods of data production were the semi-structured interview and the participant observation. The research still offers a historical walk of the initial works with the Philosophy for Children in Brazil, as well as its implantation history in the municipality of Oriximiná - Pará. And, it ends with the teachers' conceptions on Philosophy for Children.

Keywords: Investigation community. Philoso­phy. Education.

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Como Citar

DA SILVA, C. S. Educação para o Pensar na Amazônia: A Trajetória do Programa Filosofia para Crianças no Município de Oriximiná. Revista Cocar, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 67–74, 2012. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/121. Acesso em: 11 maio. 2024.

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Artigos