Trabalho, Escola e Formação de Professores

Autores

  • Isabel Lelis no@email.com
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumo

O texto analisa a complexidade do trabalho do professor hoje com a chegada à escola de um público cada vez mais heterogêneo. Discute a necessidade de pensar a formação a partir de uma agenda que inclui condições sociais e organizacionais em que se exerce a ação pedagógica, a imprevisibilidade do mundo do trabalho e, portanto, a impossibilidade de transferência quase automática das aquisições recebidas para o posto de trabalho, onde seriam aplicadas. Recorrendo a autores, como Rui Canário, Antonio Nóvoa, Claude Lessard, o trabalho procura redimensionar o conceito de competência a partir da idéia da profissão docente como trabalho da interação humana, da resolução de problemas.Traz a importância da pesquisa para a formação de professores, mas o faz sem uma perspectiva salvacionista iluminista. A pesquisa contribui como repertório de leitura da realidade educacional e não como solução para os dilemas da prática.

Palavras-chave: Trabalho docente. Formação de professores. Pesquisa-ensino

Work, school and teachers' formation

The text analyzes the complexity of the current teachers' work with lhe coming to the school of a publish more and more heterogeneous. It discusses the necessity of thinking the formation from an agenda that includes organizational and social conditions related to the pedagogical action, the umpredictability of the world of work and, therefore, the impossibility of the almost authomatic transference from the received acquisitions to the place of work, where they would be applied. Evoking authors like Rui Canário, António Nóvoa, Claude Lessard, the work looks for reviewing the concept of competence from the idea of teaching profession both as human interaction work and problems solution. It brings the importance of the research to the teachers' formation, but without an iluminist savior perspective. The research contributes as a reading repertoire of the educational reality and not as a solution to the practice dilemmas.

Keywords: Teaching Work. Teachers'Formation. Research-teaching.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 349
  • PDF downloads: 201

Como Citar

LELIS, I. Trabalho, Escola e Formação de Professores. Revista Cocar, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 59–66, 2012. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/120. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)