Modelagem matemática e suas possibilidades

Autores

  • Claudianny Amorim Noronha cnoronha.ufrn@gmail.com
    UFRN
  • Ducival Carvalho Pereira ducival@oi.com.br
    UEPA
  • Fábio José da Costa Alves fjca@uepa.br
    UEPA

Resumo

ensino, suas vantagens e importância no ensino, além de destacar as possíveis formas de utilização dessa em sala de aula para desenvolver conteúdo de matemática a partir de problemas reais do dia a dia dos alunos. Estabelecemos a diferença da modelagem matemática usada na ciência, como metodologia de pesquisa da que é usada como estratégia de ensino, para desenvolver habilidades dos alunos, diferenciando do uso de modelos com objetivos educacionais. A modelagem matemática se mostra uma excelente metodologia, principalmente, quanto ao uso de problemas reais no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Porém, é importante destacarmos que, nessa metodologia, o professor deve mudar sua postura, passando a ser orientador e interagindo mais com os alunos, que deve passar a ter uma postura mais ativa, questionadora, que muito se aproxima da de um pesquisador. Os alunos passam a ser os protagonistas de sua aprendizagem, por isso, devem buscar maneiras de solucionar as problemáticas que lhes são apresentadas e o professor os auxilia sem interferir em seu raciocínio.

Palavras chaves: Modelagem Matemática; Uso de modelos no ensino; Metodologia de ensino; Interdisciplinaridade.

Mathematicical modeling and its possibility

This article intends to present mathematical modeling as a teaching methodology, its advantages and importance in teaching, as well as highlight the possible ways of using it in the classroom to develop mathematical content from real problems of students’ everyday life. We made the difference of mathematical modeling used in science as a research methodology from that that is used as a teaching strategy to develop the students’ skills, differentiating it from the use of models with educational goals. Mathematical modeling shows to be an excellent methodology, particularly regarding the use of real problems in the teaching and learning of mathematics. But it is important to note that concerning this methodology, the teacher has to change his/her posture, becoming a coach and interacting more with students, who have to play a more active and questioning role, which is very close to the role of a researcher. The students become the protagonist of their own learning, thus they should seek ways to solve the problems presented to them and the teacher helps them without interfering in their reasoning.

Keywords: Mathematical Modeling; Use of models in education; teaching methodology; Interdisciplinarity.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03/07/2017
Métricas
  • Visualizações do Artigo 340
  • PDF downloads: 241

Como Citar

NORONHA, C. A.; PEREIRA, D. C.; ALVES, F. J. da C. Modelagem matemática e suas possibilidades. Revista Cocar, [S. l.], n. 3, p. 187–206, 2017. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1169. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)