Reflexões sobre a filosofia, a arte e a educação na formação humana

Reflections on philosophy, art and education in human development

Autores

Palavras-chave:

Filosofia; Arte; Formação humana.

Resumo

Este artigo é de cunho teórico decorrente de uma revisão bibliográfica fundamentada nos estudos de Amaral (2020), Souza (2014), Furtado (2009), Coêlho (2008; 2009), Severino (2003), dentre outros autores. A pesquisa tem por objetivo refletir acerca da relação entre filosofia, arte e educação no desenvolvimento integral do ser humano, destacando que a experiência estética e o pensamento crítico-reflexivo, potencializados pela filosofia e arte no contexto educacional, são fundamentais para a formação humana cognitiva, emocional e biopsicossocial. A partir dos estudos realizados reconhece-se, portanto, que a filosofia e arte inseridas no contexto plural e coletivo dos ambientes educacionais contribuem para formar sujeitos autônomos, capazes de duvidar, questionar, contestar e buscar o sentido do mundo, em oposição à simples repetição de informações.

Palavras-chave: Filosofia; Arte; Formação humana.

 

Abstract: This article is theoretical in nature, stemming from a literature review based on the studies of Amaral (2020), Souza (2014), Furtado (2009), Coêlho (2008; 2009), Severino (2003), among other authors. The research aims to reflect on the relationship between philosophy, art, and education in the integral development of the human being, highlighting that aesthetic experience and critical-reflective thinking, enhanced by philosophy and art in the educational context, are fundamental for cognitive, emotional, and biopsychosocial human development. Based on the studies conducted, it is recognized that philosophy and art, inserted in the plural and collective context of educational environments, contribute to forming autonomous subjects capable of doubting, questioning, challenging, and seeking the meaning of the world, as opposed to the simple repetition of information.

Keywords: Philosophy; Art; Human Development

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Aparecida Ribeiro Diniz, UNIFAN

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Goiás – PPGE – UEG/Inhumas. Formada em Pedagogia com especialização em Docência no Ensino Superior, Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia.

E-mail: lopesmonaliza11@gmail.com.   Orcid: https://orcid.org/0009-0001-1272-9523.

Monaliza Alves Lopes , UEG, PPGE – Inhumas/GO

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás – PPGE/FE/UFG. Possui Bacharelado em Ciências Econômicas, Licenciatura em Música, Letras e Pedagogia. Participante do grupo de Pesquisa em Tecnologias e Educação a Distância (GEaD/UFG/DGP-CNPq). Pró-reitora Acadêmica Adjunta do Centro Universitário Alfredo Nasser- UNIFAN.

E-mail: julianeard@gmail.com.   Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6584-0957.

Referências

AMARAL, Roberto Antônio Penedo do. Formação humana, literatura e o ensino de filosofia. In: VIANA, Cláudio Pires; CARVALHO, Renata Ramos da Silva; OLIVEIRA, Valdirene Alves de. Universidade, direitos sociais e formação humana: contextos e desafios. Anápolis: Editora UEG, 2020, p. 29 – 40.

AMORIM, Verussi Melo de; CASTANHO, Maria Eugênia. Da dimensão estética da aula ou do lugar da beleza na educação. Santa Cruz do Sul, Reflexão e Ação, v. 15 n. 1 (2007): Identidade e Diferença na Educação, p. 158-173. Disponível em: https://doi.org/10.17058/rea.v15i1.229. Acesso em: 08 jul. 2025.

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

COÊLHO, Ildeu Moreira. Escola e formação de professores. In: COÊLHO, Ildeu Moreira. Educação, cultura e formação: o olhar da filosofia. Goiânia: Ed. PUC Goiás, 2009, p. 203 -218.

COÊLHO, Ildeu Moreira. Cultura e educação escolar: questão a ser pensada, realidade a ser inventada. Conferência de encerramento do XXIV Congresso de Educação do Sudoeste Goiano. Universidade Federal de Goiás: Campus de Jataí – GO, 7 nov. 2008.

FURTADO, Rita Márcia Magalhães. A experiência estética como experiência formadora. In: COELHO, Ildeu Moreira (Org). Educação, cultura e formação: o olhar da filosofia. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2009, p. 139-161.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê. 12.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

ROSSI, Rafael; ROSSI, Aline Cristina Santana; ASSUMPÇÃO, Mariana de Cássia. A objetividade da ciência, a grande arte e a filosofia na educação escolar. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, MS, v.26, ns.51 e 52, p.140-158, jan./dez. 2020.

SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas- SP: Autores Associados, 2011.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Preparação técnica e formação ético-política dos professores. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003, p.71-90.

SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de. Qualidades epistemológicas e sociais na formação, profissionalização e prática dos professores. In: SOUZA, Ruth Catarina Cerqueira Ribeiro de; MAGALHÃES, Solange Martins de Oliveira (org.). Poiéses e Práxis II: formação, profissionalização, práticas pedagógicas. 2.ed. Goiânia: Editora América; Ifiteg, 2014, p. 81-94.

Downloads

Publicado

12/12/2025

Como Citar

RIBEIRO DINIZ, J. A.; ALVES LOPES , M. Reflexões sobre a filosofia, a arte e a educação na formação humana: Reflections on philosophy, art and education in human development. Revista Cocar, [S. l.], n. 44, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11195. Acesso em: 14 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.