Um olhar sobre o conceito de democracia e educação
A look at the concept of democracy and education
Palavras-chave:
Education; Democracy; Ideology.Resumo
O presente trabalho propõe discutir o conceito de democracia enquanto visualidade crítica a ser explorada no espaço escolar, entendendo-a como um exercício de reflexão e diálogo entre os diferentes agentes da comunidade educativa. Com base em análise documental sobre a escola como instituição social, refletimos sobre como relações e práticas pedagógicas democráticas favorecem uma formação crítica, autônoma e humanística. Perguntamos se é possível uma escola em que comunidade e alunos participem das decisões sem desconsiderar a autoridade pedagógica do professor. A pesquisa, de caráter qualitativo, articula ideologia, educação e democracia, mostrando como políticas conservadoras limitam o potencial transformador da escola pública. Dialogamos com Freire (1967), Marilena Chauí (2016) e Ildeu Coelho (2011), que defendem a educação como prática libertadora e a docência como mediação essencial. Assim, defendemos a valorização da escola pública como espaço plural, dialógico e de resistência às lógicas mercadológicas e tecnicistas, reafirmando o papel do professor como agente transformador e mediador de saberes.
Palavras-chave: Educação; Democracia; Ideologia.
Abstract
This study discusses the concept of democracy as a critical visuality to be explored within the school environment, understanding it as an exercise of reflection and dialogue among the various agents of the educational community. Based on a documentary analysis of the school as a social institution, we examine how democratic relationships and pedagogical practices contribute to a more critical, autonomous, and humanistic education. We question whether it is possible to create a school in which the community and students actively participate in decision-making without disregarding the pedagogical authority of teachers. The qualitative research approach articulates ideology, education, and democracy, showing how conservative policies have constrained the transformative potential of public education. The discussion draws on Freire (1967), Chauí (2016), and Coelho (2011), who view education as a liberating practice and teaching as an essential mediation of knowledge. Thus, we advocate for valuing the public school as a plural and dialogic space that resists market-oriented and technicist logics, reaffirming the teacher’s role as a transformative agent and mediator of knowledge.
Keywords: Education; Democracy; Ideology.
Downloads
Referências
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Trad. Sérgio Miceli et al. São Paulo: Perspectiva, 1989.
CHAUI, Marilena. Cultura e democracia. Crítica y Emancipación, (1): 53-76, junio 2008.
CHAUI, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 13ª ed. Ed. Cortez. São Paulo, 2014.
CHAUI, Marilena. Ideologia e educação I - Educação & Sociedade, Campinas, ano II, n. 5, p. 24-40, jan. 1980. 2016, v. 42, n. 1 [Acesso 13 outubro 2022], pp. 245-258
COELHO, Ildeu. Moreira. Realidade e utopia na construção da universidade: memorial. 2. ed. Goiânia: Ed. da UFG, 1999.
COELHO, Ildeu Moreira. Universidade atual e comunidade brasileira. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 35, p. 73-76, nov. 1980.
COELHO, Ildeu Moreira. Pensando o trabalho educativo. Educativa, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 313-326, jul./dez. 2011.
COELHO, Ildeu Moreira. Repensando a formação de professores.NUANCES: estudos sobre educação. Ano IX, v.09, n°s 9/10, jan./jun. e jul./dez. 2003
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Cortez, 1997.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FURTADO, Rita Márcia Magalhães; GALLO, Sílvio. Sobre a formação e o formar: desafios contemporâneos a universidade. In. O pensar filosófico, a cultura e a formação humana: homenagem a Ildeu Moreira Coelho. Mercado de letras. Campinas-SP. 2020.
KAY, Márcia; CARRARA, Maurício; KAY, Patrícia. Paulo Freire e a gestão democrática: uma leitura da experiência de participação na secretaria de educação no município de Santo André-SP. Rev. Adm. Educacional, Recife, v.3, n.9, p.1-161, jan./jun., 2013.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução de Mariana Echalar – 1 ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
ROCHA, Telma Brito; BRANDÃO, Cleyton Williams Golveia da Silva; SOUZA E CRUZ, DiêgoAric Cerqueira.Fake News em tempos de Covid-19: discursos de ódio nas redes sociais como ressonância da desinformação. Revista Interinstitucional Artes de Educar. Rio de Janeiro, V. 6 - N. Especial II – p. 303-327 (jun - out 2020).
SOUZA, Valdirene Eliane Bailon de. MELLO, Rita Márcia Andrade Vaz de. Pensar agir e se libertar: concepções da pedagogia Freiriana como proposta de melhoria no contexto educacional. Olhar de Professor, vol. 23, Enero-Diciembre, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/684/68464195059/html/ Acesso em 24 out 2022




















