A Padronização da Cultura: Possibilidades e limites na formação docente

The Standardization of Culture: Possibilities and Limits in Teacher Training

Autores

Palavras-chave:

Padronização; Cultura; Formação.

Resumo

O presente artigo analisa o impacto da cultura padronizada na formação docente, buscando compreender seus limites e possibilidades no processo educativo. O objetivo é problematizar como essa cultura interfere nos modos de pensar e agir dos indivíduos. A discussão fundamenta-se em Adorno e Horkheimer (1985), Gramsci (1978, 1985) e outros teóricos críticos da educação e da cultura. A metodologia consiste em análise bibliográfica, articulando aportes da Teoria Crítica e da pedagogia crítica. Não se pretende chegar a conclusões fechadas, mas ampliar o debate.

Palavras-chave: Padronização; Cultura; Formação.

 

Abstract

This article examines the impact of standardized culture on teacher training. It aims to understand its limitations and possibilities within the educational process. Thus, the objective is to problematize how this culture influences individuals' thought processes and behaviors. The discussion is based on Adorno and Horkheimer (1985), Gramsci (1978, 1985), and other critical theorists of education and culture. The methodology consists of bibliographical analysis, articulating contributions from critical theory and critical pedagogy. Therefore, the aim is not to reach definitive conclusions but to broaden the debate.

Keywords: Standardization; Culture; Training.

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Biografia do Autor

Vera Lúcia Alves Mendes Paganini, Universidade Estadual de Goiás

Graduação em Letras: Universidade Federal de Goiás. Mestrado em Letras e Linguística: Universidade Federal de Goiás (2008), ênfase em Estudos Literários; Doutorado em Educação: Universidade Federal de Goiás (2018). Professora da Universidade Estadual de Goiás e professora IV (aposentada) da Secretaria de Estado da Educação. Pesquisadora em Educação, Trabalho e Movimentos Sociais, em Letras e Literatura: literatura, história e imaginário, Teoria da crítica genética. Projeto de extensão: BIBLIOTECA HUMANA, "lendo" memórias, lemos vidas. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1597-0432  e-mail: vera.paganini@ueg.br

Paula Viturino da Silva, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás e em Licenciatura em Matemática pela Faculdade Albert Einstein. Mestranda em Educação pelo PPGE-UEG / Inhumas-GO. Bolsista do programa (EDITAL UEG Nº. 12/2025) Bolsa de Desenvolvimento e Inovação na Pós-Graduação Stricto Sensu (BISS). Professora efetiva da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos – GO.

ORCID: https://orcid.org/0009-0004-3890-8302 E-mail: paulaviturino45@gmail.com

Alice Oliveira Sousa Costa, Universidade Estadual de Goiás

Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás. Mestranda em Educação pelo PPGE – UEG/ Inhumas – GO. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Professora Contratada da SEDUC – GO.

ORCID: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0009-0001-5784-3506  E-mail: alicecosta201018@gmail.com

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Publicado

12/12/2025

Como Citar

ALVES MENDES PAGANINI, V. L.; VITURINO DA SILVA, P.; OLIVEIRA SOUSA COSTA, A. A Padronização da Cultura: Possibilidades e limites na formação docente: The Standardization of Culture: Possibilities and Limits in Teacher Training. Revista Cocar, [S. l.], n. 44, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11174. Acesso em: 14 dez. 2025.