Educar para outra essência do pensar

Educate for another essence of thinking

Autores

Palavras-chave:

educação, pensamento, serenidade

Resumo

Propõe-se uma reflexão a respeito de uma educação para o pensar segundo os apelos de nosso momento histórico epocal. Primeiramente, refletimos sobre o que significa educação em sua dimensão originária, espontânea e universal, e o que significa educação em sua dimensão derivada, sistemática e particular. Esta reflexão aprofunda-se, considerando o paradigma tecnocrático de vida e educação em nosso tempo. Face aos impasses que este paradigma nos traz hoje, propõe-se uma passagem para outra essência do pensar. É preciso passar de um pensamento que representa e calcula para um pensamento do cuidado, do sentido e do silêncio, que nos conduz à serenidade em nosso relacionamento com o mundo.

Palavras-chave: educação; pensamento; serenidade.

 

Abstract

This work proposes a reflection on an education for thinking, in response to the demands of our historical and cultural moment. First, we reflect on the meaning of education in its original, spontaneous, and universal dimension, as well as in its derived, systematic, and particular form. This reflection deepens as we consider the technocratic paradigm of life and education in our time. In light of the challenges that this paradigm presents today, a transition toward another essence of thinking is proposed. It is necessary to move from a mode of thought that merely represents and calculates to one grounded in care, meaning, and silence, guiding us toward serenity in our relationship with the world.

Keywords: education; thought; serenity.

 

 

 

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Biografia do Autor

Marcos Aurélio s Fernandes, Universidade de Brasília

 

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília.  Doutorou-se em Filosofia pela Pontificia Università Antonianum de Roma (2003). Dentre outras publicações, é autor dos livros: À Clareira do Ser: Da Fenomenologia da Intencionalidade à Abertura da Existência (Daimon Editora, Teresópolis-RJ, 2011) e Na clareira do Ser: exercícios de aclaração da existência (CRV, Curitiba, 2024). E-mail: framarcosaurelio@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8928-1723

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Publicado

12/12/2025

Como Citar

FERNANDES, M. A. s. Educar para outra essência do pensar: Educate for another essence of thinking. Revista Cocar, [S. l.], n. 44, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/11156. Acesso em: 14 dez. 2025.