Educar para outra essência do pensar
Educate for another essence of thinking
Palavras-chave:
educação, pensamento, serenidadeResumo
Propõe-se uma reflexão a respeito de uma educação para o pensar segundo os apelos de nosso momento histórico epocal. Primeiramente, refletimos sobre o que significa educação em sua dimensão originária, espontânea e universal, e o que significa educação em sua dimensão derivada, sistemática e particular. Esta reflexão aprofunda-se, considerando o paradigma tecnocrático de vida e educação em nosso tempo. Face aos impasses que este paradigma nos traz hoje, propõe-se uma passagem para outra essência do pensar. É preciso passar de um pensamento que representa e calcula para um pensamento do cuidado, do sentido e do silêncio, que nos conduz à serenidade em nosso relacionamento com o mundo.
Palavras-chave: educação; pensamento; serenidade.
Abstract
This work proposes a reflection on an education for thinking, in response to the demands of our historical and cultural moment. First, we reflect on the meaning of education in its original, spontaneous, and universal dimension, as well as in its derived, systematic, and particular form. This reflection deepens as we consider the technocratic paradigm of life and education in our time. In light of the challenges that this paradigm presents today, a transition toward another essence of thinking is proposed. It is necessary to move from a mode of thought that merely represents and calculates to one grounded in care, meaning, and silence, guiding us toward serenity in our relationship with the world.
Keywords: education; thought; serenity.
Downloads
Referências
ANAXIMANDRO; PARMÊNIDES; HERÁCLITO. Os pensadores originários. Petrópolis: Vozes, 2017.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
HEIDEGGER, M. Der Satz vom Grund (Gesamtausgabe Band 10). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1997.
HEIDEGGER, M. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2001.
HEIDEGGER, M. Was heisst denken (Gesamtausgabe Band 8). Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 2002.
HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Petrópolis / Bragança Paulista: Vozes / EDUSF, 2012.
LEÃO, Emmanuel Carneiro. A viagem da educação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v. 63, n. 144, p. 11-17, maio/ago. 1979.
LEÃO, Emmanuel Carneiro. O pensamento a serviço do silêncio. In: SCHUBACK, M. S. Ensaios de filosofia: homenagem a Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 241-252.
PLATONE. Tutte le opere Vol. 4: Repubblica, Timeo, Crizia. Roma: Newton & Compton, 1997




















